Reitores de todas as universidades estaduais do Paraná firmam parceria com deputado Emerson Bacil
5 de abril de 2019
- Atualizado há 5 meses atrás
4 minutos de leitura
Por Redação 97
O deputado estadual Emerson Bacil recebeu no gabinete em Curitiba os reitores de todas as universidades estaduais do Paraná. O parlamentar é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa e quer trabalhar em conjunto com as sete instituições. “Fiquei muito contente em receber os reitores no meu gabinete. As portas da Comissão estão abertas. Já alinhamos a possibilidade de pesquisa no âmbito da erva-mate, por exemplo”.
O reitor da Unioeste, Paulo Wolff, explica a importância da parceria com a Comissão. “Teremos ajuda para realizar pesquisas voltadas ao desenvolvimento do Paraná”. O reitor da Unespar, Antônio Aleixo, destaca a vontade do deputado Emerson Bacil de buscar resultados importantes no segmento. “Deputado novo, disposto. Entendo que será muito positivo”. A reitora da UENP, Fátima Padoan, declara estar estar otimista com a aproximação. “Queremos discutir as pautas do ensino superior e ter essa possibilidade junto à Comissão é fundamental”. Osmar Ambrosio de Souza, reitor da Unicentro, entende que Emerson Bacil irá ajudar no resgate do setor no Paraná. “Encontramos no deputado uma pessoa muito disposta. E é de uma figura assim que precisamos para resgatar o projeto de Ciência, Tecnologiae Ensino Superior do Paraná. Saímos da reunião muito otimistas. Desenvolveremos, com certeza, ótimos projetos”.
Sérgio Carvalho, reitor da UEL, explica o que pode ser colocado em prática com a união de forças. “Há necessidade de uma regulação que terá que ser votada na Assembleia Legislativa”. Quando se fala em investimento em pesquisa, se fala também em benefícios para a população, pontua Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG “Precisamos construir juntos não só uma política de pesquisa, de extensão, de inovação, mas també oportunidades para a comunidade poder usufruir de tudo isso. Uma nova postura da Comissão perante esse diálogo com as universidades.” O encontro foi classificado como histórico por Júlio Damaceno, reitor da UEM. “Foi um dia histórico. Foi possível mostrar que as universidades têm potencial para produzir inovação, tecnologia e fazer com que nossas regiões se tornem mais competitivas”.
Outras reuniões serão agendadas para alinhamento de pauta. Uma grande audiência pública será realizada em breve. O superintendente Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná, Aldo Bona, afirma que o trabalho que começa a ser desenvolvido por Emerson Bacil é necesssário. “Nos anima muito a disposição do deputado para fazer a diferença. Estamos com essa necessidade de fazer debates ampliados”.
Matéria: Andressa Tavares
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩