A próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, a última sexta-feira do mês, é a data da Black Friday, período de promoções do varejo e que caiu no gosto do brasileiro.
E, de acordo com uma pesquisa de intenção de compra na Black Friday, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) a pedido da PiniOn, 37,3% dos entrevistados em nível nacional (1.702) pretendem fazer compras nesta data, 32,8% responderam que não têm intenção de consumir, enquanto 30% estão indecisos.
Entre os entrevistados que planejam realizar compras durante o período, 46,4% afirmam que gastarão mais do que em 2023, enquanto 26,0% não estão dispostos a fazê-lo.
No que se refere ao valor das compras, a maioria (53,6%) pretende gastar entre R$ 50,00 e R$ 600,00. Comparado ao ano passado, houve um aumento no número de consumidores que planejam gastar mais durante a Black Friday, assim como uma elevação na faixa de valores previstos para as compras.
Isso pode ser atribuído ao crescimento da ocupação e da renda, fatores que impulsionam o poder de compra dos consumidores.
A pesquisa também revelou que a maioria das compras ocorrerá em grandes redes de varejo (59,6%) e, predominantemente, de forma on-line, por meio de computador, celular ou tablet (54,5%), seguindo a tendência consolidada nas edições anteriores da Black Friday.
Nas intenções de compra captadas, tal como no ano passado, continuam predominando, em termos individuais, roupas, calçados e acessórios (38,9%), celular (21,2%), perfume (19,4%), móveis e artigos para o lar (20,6%), computador, notebook e tablet (16,5%), televisor (14,5%) e artigos de linha branca (41,4%).
Bem Paraná