Equipes da Polícia Militar foram acionadas para atender o caso de um bebê de apenas um ano de idade que havia se afogado com leite materno. A situação foi registrada por volta de 18h30 de domingo, 20, em Canoinhas.
O atendimento foi iniciado pelos familiares com orientações da Operadora do Copom 190 da PM, que repassou por telefone as manobras. E uma equipe da Radiopatrulha deslocaram antes dos bombeiros realizando as manobras de Heimlich, durante atendimento.
Quando chegaram ao local, os policiais se depararam com algumas pessoas em frente a uma casa. Uma das pessoas estava com o bebê no colo e o entregou nos braços de um dos policiais.
Conforme relato dos policiais, a criança já estava com coloração roxa na pele. Rapidamente, a equipe iniciou a manobra de Heimlich e, embora o bebê não tenha expelido nada pela boca, começou a chorar levemente. Em pouco tempo, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local e conduziu o bebê à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas para atendimento médico adequado.
Já durante atendimento na UPA, a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas a equipe médica conseguiu reverter a situação. O bebê foi transferido pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao município de Joinville, para atendimento médico especializado.