Na manhã de terça-feira, 8, um incêndio foi registrado em uma residência na Vila Amaral em São Mateus do Sul, mobilizando o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. A ocorrência aconteceu por volta das 6h, quando a proprietária da casa relatou que uma mulher desconhecida entrou em sua residência, foi até o quarto do seu filho e ateou fogo em sua cama. Em seguida, a suspeita fugiu do local.
O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente à residência e conseguiu controlar o incêndio, mas dois veículos que estavam na garagem foram completamente destruídos pelas chamas. A Polícia Militar realizou o isolamento da área e acionou a Polícia Civil para a realização da perícia criminalística.
Enquanto as autoridades ainda estavam no local, a possível autora do crime se apresentou na frente da Delegacia da Polícia Civil. A mulher, que estava visivelmente alterada, possivelmente sob efeito de álcool ou entorpecentes, confessou ser a responsável pelo incêndio e pediu para ser presa. Ela foi encaminhada à UPA para avaliação médica antes de ser levada à 3ª Subdivisão Policial (SDP) para as devidas providências. As motivações do ato seguem desconhecidas.