A Secretaria de Saúde de São Paulo, divulgou na última semana a reação da pequena Emanuelly Cristina Vieira Mendes ao escutar pela primeira vez. Aos seis anos, a menina recebeu um aparelho de amplificação sonoro individual – que consegue ‘devolver’ parte da audição de Emanuelly, diagnosticada com perda profunda de audição dos dois ouvidos.
Na gravação, é possível ver a pequena se emocionando e batendo palmas ao poder ouvir os sons ao redor dela. Segundo o portal G1, Emanuelly é moradora do município de Juquiá, no interior de São Paulo, e quando nasceu não foi submetida ao teste da orelhinha. Caso tivesse realizado o procedimento, a família poderia ter percebido a perda de audição da criança precocemente.
Contudo, com o tempo, os familiares começaram a perceber que havia algo de errado com Emanuelly porque ela não interagia. “Sempre estive com ela nos momentos mais difíceis. Você falar com a sua filha e a filha não te responder. É triste”, afirmou o pai Ismael Mendes, de 30 anos.
A condição de Emanuelly também foi percebida pela professora Raissa de Oliveira Souza, que indicou que o pai procurasse auxílio profissional para ajudar no caso da pequena. Dessa forma, a menina de seis anos passou a integrar o programa de reabilitação auditiva ‘Ouvir’, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do município de Pariquera-Açu, em São Paulo. Confira o vídeo abaixo: