O calor intenso que tem atingido a região nos últimos dias contribuiu para o aumento dos incêndios em vegetação em São Mateus do Sul. Em menos de 8horas, foram registradas três ocorrências de queimadas em diferentes localidades do município, segundo o Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira, 19.
Um dos incêndios foi registrado na localidade de Água Amarela. O fogo consumiu uma área significativa, mas foi controlado sem que houvesse vítimas ou danos a propriedades. Já a noite, pelas 20h30, em São Miguel da Roseira, outro incêndio foi controlado com sucesso pelos bombeiros, novamente sem vítimas e sem impactos em bens materiais.
A terceira ocorrência foi na localidade de Divisa, onde um incêndio em vegetação afetou uma área de aproximadamente 1.200 metros quadrados. A situação foi rapidamente controlada com o uso de abafadores e cerca de 200 litros de água. Embora uma casa de madeira estivesse nas proximidades, o fogo não a atingiu, evitando danos adicionais.
Os bombeiros atuaram em todas as ocorrências para evitar a propagação dos incêndios e minimizar os impactos. As causas desses incêndios ainda estão sendo investigadas, mas o calor extremo e a baixa umidade do ar são fatores que potencializam a combustibilidade da vegetação, aumentando o risco de tais ocorrências.
A população é aconselhada a redobrar os cuidados com o uso de fogo e a evitar qualquer atividade que possa desencadear novos incêndios. As autoridades continuam monitorando a situação e realizando patrulhas para prevenir e combater possíveis novos focos de incêndio.