Destaque

Conheça a história do Gaúcho, que há mais de 44 anos encanta São Mateus do Sul com seus lanches

7 de julho de 2023 - Atualizado há 8 meses atrás
7 minutos de leitura

Por Redação 97

Conheça a história do Gaúcho, que há mais de 44 anos encanta São Mateus do Sul com seus lanches

Foto: Cultura Sul

São Mateus do Sul é uma cidade conhecida por sua hospitalidade e por atrair pessoas de várias regiões. Entre os moradores está Celso Luiz de Lima do Amaral, mais conhecido como Gaúcho, um empreendedor que há mais de 44 anos trouxe seu talento para o mundo dos lanches e conquistou o coração dos são-mateuenses.

Em uma entrevista exclusiva ao Cultura Sul Notícias, para a Sexta das Profissões, Gaúcho contou sobre a sua trajetória de sucesso e as raízes que o levaram a se estabelecer em São Mateus do Sul. Natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, o ‘gaúcho’, como carinhosamente é conhecido, contou que estava visitando seu irmão na cidade de Rio Negro, quando teve a ideia de entrar para o ramo de lanches.

Gaúcho e sua esposa Foto: Cultura Sul

Foi nessa época que surgiu a oportunidade de adquirir um trailer e se mudar para uma nova cidade. Até então, Celso trabalhava na empresa Tramontina e, após 12 anos, resolveu entrar no mundo dos lanches. “São Mateus do Sul me encantou desde o primeiro momento em que pus os pés aqui. O acolhimento que recebi e o potencial econômico da região foram os fatores determinantes para minha decisão de se estabelecer na cidade”, explicou. Após decidir começar a vida do zero em São Mateus do Sul, em 1979, Gaúcho inaugurou sua lanchonete, que hoje é um marco local.

Como tudo na vida, o começo não foi nada fácil para a família. “Os primeiros anos foram desafiadores, era só eu e a minha esposa assumindo a responsabilidade de administrar o negócio”. Já no primeiro dia, Celso relembrou que encerrou o trabalho e após fechar o caixa ligou para o irmão para contar quanto tinha vendido no dia e perguntou para o irmão mais experiente no ramo se acreditava que seu negócio iria prosperar na nova cidade e a resposta foi enfática: “você vendeu mais do que eu no meu primeiro dia pode ficar que vai dar certo”.

Sempre buscando alavancar as vendas e se firmar na cidade, o casal trabalhou incansavelmente para garantir o sucesso da empreitada, enquanto criavam seus filhos pequenos. “Cuidar das crianças e trabalhar ao mesmo tempo foi um desafio, mas superamos as dificuldades com dedicação e amor”, contou.

Um negócio familiar

Gaúcho contou que a família sempre esteve envolvida com os trabalhos na lanchonete e ao longo dos anos, o empreendimento virou um negócio familiar, com os filhos do casal seguindo os passos dos pais que estão sempre juntos no negócio. Embora alguns dos filhos tenham seguido outros caminhos profissionais, todos mantiveram o legado da família, trabalhando na lanchonete em seus momentos livres e nos fins de semana.

Quando questionado sobre qual é o diferencial do famoso lanche do Gaúcho, Celso falou que sempre buscou oferecer um ambiente acolhedor e familiar aos clientes. “O estabelecimento é mais do que um lugar para comer, é um ponto de encontro onde as pessoas se reúnem para conversar, compartilhar histórias e criar laços”, destacou.

Com um horário de atendimento que começa cedo, às 8 horas da manhã, e se estende até as 23 horas, a lanchonete Gaúcho recebe seus clientes todos os dias e não pensa em parar, muito pelo contrário. “O movimento constante e o contato com as pessoas é o que mais gosto nesse trabalho. A interação com os clientes e as amizades que já vivi ao longo dos anos são tesouros”, frisou.

Memórias afetivas

Após mais de quatro décadas, a lanchonete do Gaúcho se tornou um ícone da cidade de São Mateus do Sul. Seus lanches saborosos, como o famoso cachorro-quente, X-bacon e X-salada, conquistaram o paladar dos moradores locais e se tornaram verdadeiros clássicos, é o que diz, os clientes do estabelecimento, que assim que viram nossa postagem nas redes sociais, informando que a entrevista com o Gaúcho seria transmitida nessa sexta, mandaram muitas mensagens a nossa equipe. “Quando penso no lanche do Gaúcho, lembro da minha infância”, disse um “Eu sempre ia com minha família comer x-salada, agora levo meu filho”, disse outra.

Gaúcho, com sua paixão, perseverança e comprometimento, é um exemplo inspirador para empreendedores e para a comunidade. Sua história é uma prova de que, com dedicação e amor pelo que se faz, é possível construir uma carreira bem-sucedida e conquistar o carinho de toda uma cidade. “Quando decidi vir pra São Mateus eu comecei do zero, vim com minha família em busca de estudo pra eles, mas sabíamos que não seria fácil. Quando me despedi dos meus pais, meu pai colocou 50 reais no meu bolso e disse que se não desse certa nossa “aventura”, esse dinheiro daria a segurança que precisávamos para voltar pra casa, eles nos incentivaram a tentar”, relembrou com carinho do momento

Durante a entrevista ao Cultura Sul Notícias, Gaúcho falou várias vezes sobre o carinho e o afeto que recebe diariamente dos são-mateuenses. “Quando fiquei doente, recebi muito carinho, mensagens de apoio, isso é gratificante”. O empresário ressalvou que quando não vai até a lanchonete sente falta, pois adora conversar com as pessoas, ouvir suas histórias, brincar com elas, e é isso que me deixa alegre e realizado. Quando questionado qual seria o lado ruim da profissão, Gaúcho destacou que, ao longo de seus quarenta e quatro anos de trabalho com lanches, não há lado ruim, que só vê coisas boas e não consegue se imaginar fazendo outra coisa. “Até me emociono quando falo de tudo que já passei aqui, sou muito feliz e grato por tudo”, finalizou.

Da redação Cultura Sul FM

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais