Três alunos do Instituto Federal de União da Vitória fazem estágio em Portugal
26 de maio de 2023
- Atualizado há 5 meses atrás
3 minutos de leitura
Por Redação 97
Os estudantes do curso de Agronomia do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Andrieli Krzewinski, Francielle Gelinski e Guilherme Ziemmer estão desde fevereiro em Portugal e ficam até dia 13 de julho. O intercâmbio ocorre na cidade de Bragança, enquanto também participam das aulas no Instituto Politécnico eles realizam estágio na Casa do Mel.
Segundo o IFPR, a rotina do grupo tem sido intensa; durante todo o dia eles assistem às aulas do Instituto Politécnico de Bragança, e nos horários livres participam de um estágio extracurricular na área de apicultura. Esse setor econômico é muito forte na região, especialmente relacionado à Casa do Mel da Associação dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho.
“No estágio temos contato com todo processo apícola, desde moldagem das ceras, embalagem e armazenamento, limpeza dos quadros, vamos aos apiários realizar o manejo das colmeias, entre diversas atividades”, explica Andrieli Krzewinski. Uma das maiores dificuldades para os estudantes é a diferença cultural que, contudo, acrescenta mais conhecimento e diversidade a eles.
“As aulas no início foram complicadas pela linguagem e principalmente para compreender o português falado aqui em Portugal, mas com o passar do tempo acabamos nos acostumando, até os professores tinham dificuldade em entender, às vezes, o que queríamos dizer”, conta Guilherme Ziemmer. Termos técnicos dentro da agronomia são diferentes os brasileiros explicam as diferenças aos portugueses.
Também, conforme o IFPR, os estudantes têm aproveitado a oportunidade para conhecer a cultura e a beleza de algumas cidades de Portugal e da Espanha, país que faz divisa com a cidade de Bragança.
“Tem sido uma experiência incrível, enriquecedora. A interação cultural e a troca de experiências, principalmente com alunos de outros países, com certeza é um dos pontos fortes do intercâmbio”, destacou Gelinski. O intercâmbio faz parte das ações de internacionalização do IFPR. A seleção em que foram classificados ocorreu por meio de edital realizado no final de 2022.
Da redação com informações e imagem do IFPR
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩