A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), devido a boatos de que realiza pesquisa com cães da raça Beagle, esclarece, por meio de nota divulgada à imprensa na manhã desta quinta-feira (20), que a informação é falsa. A instituição afirma que foi, sim, procurada para a locação de um de seus laboratórios, porém, a Reitoria, tão logo tomou ciência das intenções do estudo, cancelou imediatamente todas as tratativas.
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que o projeto em questão não é desenvolvido na UEPG, apesar de ter sido iniciado na instituição em 2016, por um pesquisador que já não integra os quadros da Universidade.
A UEPG ainda esclarece que nenhuma das etapas previstas com cães foi realizada na instituição, que não utiliza estes animais em experimentos. “A UEPG, por dever de responsabilidade com a exatidão da informação, esclarece que não incentiva a pesquisa com cães; não está construindo um centro com esta finalidade; assumiu, publicamente, compromisso de redução de pesquisas com animais e investe em tecnologias alternativas, como o estômago artificial, em processo de registro por nossos pesquisadores”, afirma a instituição em nota.
“Há mais de 50 anos, a UEPG é referência em pesquisa, dentro e fora do Brasil. Por isso, considera inaceitável o processo de desinformação forjado sobre o fato e reitera o compromisso com a ética e as boas práticas na pesquisa científica”, finaliza.
Com informações da assessoria
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: