O programa “Mais Médicos”, relançado recentemente pelo Governo Federal, vai beneficiar 151 municípios do Paraná. Ao todo, o edital prevê a contratação de 338 profissionais no Estado. Ponta Grossa lidera o ranking e vai receber 30 novos médicos. Na região, São Mateus do Sul e Irati terão três profissionais cada. Antônio Olinto e São João do Triunfo não aparecem na lista.
Curitiba terá 20 médicos, Londrina 15 e Maringá 7. União da Vitória dois e outros oito municípios, um médico cada (Rebouças, Porto Vitória, Paulo Frontin, Mallet, Imbituva, Guamiranga, General Carneiro e Fernandes Pinheiro). O edital publicado nesta terça-feira, 18, é voltado exclusivamente para os municípios que tenham interesse nas vagas do programa.
O Ministério da Saúde publicou esse edital com 6.252 vagas para o projeto Mais Médicos para o Brasil. As vagas estão autorizadas e foram distribuídas para cidades que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa, cujo novo formato mantém a possibilidade de atuação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, com preferência para atuação dos nativos formados no país.
O Mais Médicos deve totalizar a abertura de 15 mil novas vagas em todo o Brasil. Até o final de 2023, conforme o Ministério da Saúde, serão 28 mil profissionais fixados pelo país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
No caso dos que possuem diploma estrangeiro, o Ministério da Educação prevê oferecer incentivo para que façam o Revalida, teste que permite a validação do diploma de instituição de outro país para atuação no Brasil. Os médicos com residência em Família e Comunidade terão pontuação adicional de 10% para a seleção do programa.
Após a confirmação do número de vagas, o Ministério da Saúde enviará aos municípios profissionais credenciados pelo programa. O governo informou que deverá abrir outras 10 mil vagas até o final do ano, que terão contrapartida dos municípios. O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.
Da redação.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: