Famílias carentes em situação de vulnerabilidade social que residem no município de Ponta Grossa enfrentam grande dificuldade com a não prestação do serviço de transporte funerário, garantido pelo Programa Auxílio Funeral.
O Portal Boca no Trombone foi procurado por algumas famílias que alegaram dificuldade ao solicitar o transporte do auxílio funeral oferecido pela Prefeitura de Ponta Grossa. Em um momento de luto e abalo psicológico devido à perda de um ente querido, o município não libera o transporte para os familiares que necessitam se deslocar para acompanhar o enterro do ente falecido.
Não tenho como ir no enterro do meu pai. Nós viemos a pé e agora para ir ao enterro eles não querem liberar o ônibus.
A equipe de reportagem entrou em contato com o Serviço Funerário Municipal (SFM), o qual informou que é impossível a liberação do transporte, em contato telefônico com os trabalhadores do SFM foi informado de que o único veículo disponibilizado pela Fundação de Assistência Social (FASFPG) para este fim, está quebrado e aguarda manutenção em uma oficina.
Ao ser questionada sobre o prazo para retomada do transporte e opções a serem oferecidas para a comunidade carente, foi informado que não existe previsão para que o veículo retorne para a função e quem que não possui veículo para transporte deve contratar empresa de transporte particular.
O Boca no Trombone procurou a Prefeitura de Ponta Grossa solicitando respostas referente a situação, porém, mais uma vez a gestão municipal recusou-se a enviar qualquer resposta para a população através da reportagem.
Programa Auxílio Funeral
O projeto disponibiliza o encaminhamento de um ônibus com 19 lugares para o transporte de famílias carentes que necessitam acompanhar velório e enterro, além de uma coroa de flores e a disponibilização de uma psicóloga do município. O projeto foi lançado pelo ex-prefeito Marcelo Rangel em fevereiro de 2016.
Com informações de BnT Online (parceiro do Portal Cultura Sul)