O último boletim do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), cuja equipe está auxiliando o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), faz atualizações acerca do deslizamento na Serra de Guaratuba, BR-376, até às 23h30 de terça-feira (29/11).
Segundo o relatório, o CBMSC continua atuando na ocorrência de deslizamento de terra entre Santa Catarina e Paraná, que já conta com mais de 28 horas, com as equipes de bombeiro militar e cães de busca.
No local do deslizamento, conforme o boletim, a chuva é constante, sendo poucos os momentos sem chuva, o que tem dificultado o atendimento da ocorrência, tornando-a cada vez mais complexa e arriscada por conta do perigo de novos deslizamentos acontecerem.
Para a segurança das equipes que atuam no local, geólogos foram acionados para apoiar no monitoramento e na orientação.
Além disso, por conta da complexidade e do risco de novas ocorrências, maquinários foram priorizados para a remoção do material deslizado na pista de rolamento, visto que ainda não é seguro trabalhar na área deslizada abaixo da pista.
Durante a tarde, em um período de trégua da chuva no local, realizou-se uma verificação nos automóveis que se encontravam na superfície, sendo descartado vítimas no interior desses veículos.
Ainda não se sabe a quantidade de veículos envolvidos na ocorrência, devido a possibilidade de estarem soterrados.
O boletim aponta que as equipes do CBMSC permanecem em Garuva para a continuidade da operação e destaca que há previsão para mais chuvas nos próximos dias, desta forma, o Corpo de Bombeiros solicita que, e em caso de emergência, ligue para o 193 (Corpo de Bombeiros Militar).
Força-Tarefa do CBMSC
As Forças-Tarefas (FTs) do CBMSC são compostas por Bombeiros Militares, treinados e equipados para o atendimento imediato de ocorrências complexas e especializadas. Esses Bombeiros Militares possuem cursos como: deslizamento, resgate veicular, inundações e enxurradas, salvamento em altura, estruturas colapsadas, entre outros cursos. O CBMSC conta com 15 FTs distribuídas no estado, que no caso de ocorrências de longo período realizam revezamento, bem como podem ser acionadas para o atendimento em mais de uma região do estado.
Equipes envolvidas no atendimento:
- CBMSC;
- 40 bombeiros, 12 viaturas;
- Cães farejadores;
- Drones;
- CBMPR; PMPR; PRF; ARTERIS e bombeiros voluntários.
Da redação com informações do Centro de Comunicação Social e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.