A convocação partiu do presidente do Sindicato do Magistério Municipal de União da Vitória com base Territorial em São Mateus do Sul, Márcio Utzig, na quarta-feira (27/07) para assembleia geral extraordinária a ser realizada nesta quinta-feira (28/07) às 19h na Câmara de Vereadores são-mateuense. Em pauta, a “deliberação de tomada de novas ações envolvendo reivindicação da aplicação do Índice do Piso Nacional sobre toda a Tabela de Vencimentos.”
Por meio do decreto nº 447/2022, a prefeitura estendeu aos professores da rede pública municipal de ensino de São Mateus do Sul o piso salarial do magistério da educação básica, definido pelo Governo Federal por meio da Portaria MEC nº 67/2022, estabelecendo vencimento inicial aos professores. Contudo, a negociação de aplicar o mesmo índice usado para início carreira de forma a corrigir todos os salários da categoria.
O presidente explica que a solicitação é do reajuste total de 33,24%, “o que determina a lei”, avalia Utzig. No caso, a prefeitura fez a reposição de 10,16%, índice da inflação e oferece 7,5%, sendo 5% retroativo a julho de 2022 e outros 2,5% em janeiro de 2023. “Vai ser posto em assembleia, contudo, os professores não abrem mão do restante do índice”, antecipa o comandante do Sindicato do Magistério.
Anteriormente, foi oferecido 7,5% parcelado em três anos, numa primeira proposta não aceita pela categoria. Por meio da representação sindical, o objetivo é de chegar ao reajuste de 33,24%, onde está a disputa com a prefeitura. Levando em conta essa correção de 7,5% oferecida, a diferença fica em 15,58%. Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que está em negociação a situação e aguarda a resposta a ser proferida na assembleia.
Da redação com informações do Sindicato e prefeitura e imagem reprodução/Sindicato assembleia de 13/06/2022