“Sonho de poder representar e ser descendente polonês, em especial, cumprimentar a todos e a todas que mantêm viva essa cultura no nosso município”, destaca o vereador Adir Stempinhaki. “Em dizer da alegria de ter apresentado esse projeto que agora é lei no nosso município”, comemora o proponente do projeto aprovado e sancionado pela prefeitura de São do Triunfo, na semana passada.
“A motivação vem das raízes que a gente carrega”, frisa Adir Stempinhaki, citando o fato de ser de família polonesa, com origem no bisavô vindo da Polônia. Mantida a comunicação, repassada aos seus avós e depois aos pais. E sendo permanente a língua polonesa no dia a dia em família e com outros descendentes. Sustentando nessas permanências da fala em polonês, entre diversas comunidades.
Localidades de Água Branca, Espigãozinho, Porto Feliz, Vila Nova, Fazenda Monte Alegre, Poços, nessa divisa dos limites geográficos, entre São Mateus do Sul e São João do Triunfo, segundo o vereador são os exemplos dessa manutenção do legado. “Ali se familiarizaram e até hoje vamos mantendo essa cultura polonesa viva”, afirma Adir Stempinhaki, especialmente levando em conta a língua falada.
Inclusive relacionando a tradicional festa da Água Branca, de Nossa Senhora de Częstochowa, Nossa Senhora do Monte Claro na tradução para o português, nesse contexto. “Também o tradicional Ognisko, que é a fogueira polonesa, na comunidade de Bromado que é realizada anualmente”, ilustra sobre a festividade representativa em São João do Triunfo ligada diretamente à veia dos descendentes poloneses.
Disso a expectativa do vereador de manter viva essa cultura e organizar eventos nesse sentido para manter, preservar e imortalizar todo esse legal. Disso o preâmbulo da legislação que “oficializa a Língua Polonesa como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de São João do Triunfo.” Por enquanto, a prefeitura se limitou em sancionar e publicar apenas no Diário Oficial.
A lei nº 2.104, datada de 14 de julho, somente aparece publicada no Diário Oficial Eletrônico desse dia – edição 1.993 e página 5. No caso, não faz menção ao autor da proposição, vereador Adir Stempinhaki. Levando em conta a recente aprovação, ainda não consta nada divulgado ou dado publicidade por parte da prefeitura de São João do Triunfo sobre o assunto. O que deve ocorrer na sequência.
Da redação com informações do vereador Adir Stempinhaki, Diário Oficial Eletrônico e buscas no portal do município; imagem de arquivo pessoal de Adir Stempinhaki