A prefeitura confirmou a informação do destino de um terreno para construção de sede própria da Cooperativa de Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal). Trata-se de antiga reivindicação da entidade, anunciada durante a entrega de equipamentos por parte do Governo Estadual nesta quinta-feira (19/05). Do município, os cooperadores também têm apoio para auxiliar nos trabalhos.
“Os equipamentos adquiridos vão nos ajudar a fornecer para a merenda escolar das escolas estaduais e municipais, do município, um produto de melhor qualidade, sendo armazenado e transportado dentro das condições sanitárias recomendadas pelas normas vigentes”, detalhou a Cafpal em sua página no Facebook. Um caminhão frigorífico, uma câmara fria e um freezer fazem parte da entrega.
Esses equipamentos foram adquiridos via do programa Coopera Paraná, do Governo do Estado, tendo a presença do secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, autoridades regionais e locais. Além dos cooperados. O ato também serviu para o município, por meio do prefeito Sérgio Belich, anunciar o compromisso de repassar um terreno à Cafpal.
A prefeitura não detalhou onde está localizado esse imóvel a ser cedido, para a construção de sua sede própria. Definido como “um sonho antigo da entidade”. O prefeito mencionou a colaboração da gestão municipal para a Cafpal, em que foram cedidas três plainas e dois micro tratores (tobatas), para auxiliar no trabalho dos cooperados. A cooperativa comercializa para a merenda escolar, além dos pontos de venda.
O Vagão dos produtos coloniais e artesanais, ao lado do Senai na PR-151, é um desses locais de comércio. “A parceria do Município com a Cafpal é muito importante e benéfica, pois eles realizam um trabalho sério e muito importante em prol de Palmeira e dos agricultores familiares do nosso município”, observou o prefeito, cintando a alimentação fornecida pela entidade aos estudantes do município.
Da redação com informações da prefeitura de Palmeira e Cafpal e imagem prefeitura