O vencimento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná, para finais de placas 3 e 4 e a 4ª parcela, é nesta terça-feira (19/04). O Detran possibilita a quitação via PIX pelos canais eletrônicos bancários ou aplicativos, tendo em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A guia pode ser emitida pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
O Detran orienta que o número do Renavam consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), documento obrigatório de ser mantido por cada condutor, seja na forma impressa ou eletrônica. A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo. O atraso gera multa de até 10% por parcela atrasada e os valores devidos sofrerão acréscimo de juros pela variação da Selic.
Em caso de inadimplência fica impedida a emissão do CRLV, documento de uso obrigatório para circulação. Trafegar sem o certificado implica na aplicação de multas pelas autoridades de trânsito e na retenção do veículo até a regularização da pendência. IPVA sem pagamento também impossibilita a transferência de propriedade do veículo, e restringe a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.
Segundo o Detran, em caso de pagamento atrasado, os contribuintes podem parcelar o imposto de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito – isso em relação à falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida. Também podem ser pagas parcelas ainda pendentes, a vencer. Ainda, é possível parcelar todo o valor pendente, se ainda não tiver quitado o boleto cheio, de acordo com as regras em vigor.
“Caso a opção tenha sido o pagamento em cinco vezes, também há possibilidade de agrupar uma eventual parcela em atraso com as vindouras para equilibrar a situação financeira”, informa o órgão. Calendário de vencimento do IPVA 2022: finais de placa 1 e 2 – 18/04 (vencido) e 17/05; placa 3 e 4 – 19/04 e 18/05; placa 5 e 6 – 20/04 e 19/05; placa 7 e 8 – 22/04 e 20/05; placa 9 e 0 – 25/04 e 23/05.
Da redação com informações e imagem da Agência Estadual de Notícias