Destaque

Por dentro da Câmara: vereadores são-mateuenses apresentaram 57 projetos em 2021

22 de fevereiro de 2022 - Atualizado há 5 meses atrás
4 minutos de leitura

Por Redação 97

Por dentro da Câmara: vereadores são-mateuenses apresentaram 57 projetos em 2021

No ano de 2019, a Câmara de São Mateus do Sul teve a apresentação de 17 projetos de lei de origem do Legislativo, e somente um em 2020. No 1º ano da atual legislatura, 57 proposições foram protocoladas na Casa de Leis, uma está em fase elaboração – ainda relativo ao ano de 2021. Dados que constam no site oficial apontam que 42 foram aprovados e 15 tramitam internamente e não tiveram votação concluída.

O subsídio de cada vereador, no município de São Mateus do Sul, é de R$ 6.600,78, compondo, conforme a última divulgação disponível no portal da transparência (dezembro de 2021) um custo total com pessoal de R$ 193.051,32 no último mês do ano, somente com o pagamento de salários. Janeiro de 2022 ainda não estava disponível para consulta no Portal da Transparência.

Num retrospecto dos últimos três anos, em São Mateus do Sul, em 2019 o então presidente, Nereu Edmundo Dal Lago, apresentou onze proposições e mais uma de coautor, Fernanda Sardanha, atual prefeita, dois e outros dois como coautora. Em 2020, de acordo com o site da Câmara, um único projeto de origem da Câmara foi apresentado, de autoria também de Nereu para conceder Título de Vulto Emérito.

Levantamento feito com base no site da Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, dados atualizados até 22/02/2022

Na atual legislatura, e ano de 2021, foram 57 projetos apresentados e mais um, segundo informações da Câmara, estaria em fase de conclusão de justificativa, fechando em 58 proposições. O 1º deles foi proposto por Jeciel Franco, em 4 de fevereiro e aprovado em 16 de março e versa sobre a previsão do número e localização de lombadas, e pintura do trecho a ser pavimentado, em projetos de asfalto no município.

Na mesma data apresentado, e aprovado no mesmo dia e votação, o 2º projeto, tendo proponentes no coletivo: Valter Przywitowski, Irineu Lepinski Macuco e Osvaldo Witonski Kotryk (Parafuso). “Inclui no calendário oficial do Município de São Mateus do Sul a semana municipal do ciclismo a ser realizada anualmente em setembro, mês do aniversário do Município de São Mateus do Sul.”

Além do 1º projeto da atual legislatura, Jeciel Franco apresentou outros sete projetos. Um deles tendo Valter Przywitowski como coautor, vereador que apresentou outros nove projetos individuais. Enéas Jeferson Melnisk apresentou 20 projetos, e dois como coautor. Omar Picheth, que preside o Legislativo, apresentou sete projetos. Informações levantadas no site da Câmara, com atualizações feitas até o dia 21 de fevereiro de 2022.

Além dos projetos individuais, os vereadores apresentaram proposições coletivas (com dois ou mais vereadores). Também requerimentos e indicações, tendo Valter Przywitowski com 170 no total, Jeciel Franco com 133, Parafuso 88, Irineu Macuco 67, Enéas 53, Picheth 48, Manfroni 44, Juliano 40 e Jackson Machado 14. Perfazendo os dados do poder Legislativo em 2021 no município de São Mateus do Sul.

Da redação com informações do portal da Câmara (https://www.saomateusdosul.pr.leg.br/processo-legislativo/projeto-de-lei/projeto-de-lei-do-legislativo) e imagem reprodução Facebook da Câmara de São Mateus do Sul

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais