Geral

Produção agrícola brasileira deve crescer 10% na atual safra e registrar recorde

9 de dezembro de 2021 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
2 minutos de leitura

Por Redação 97

Produção agrícola brasileira deve crescer 10% na atual safra e registrar recorde

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a previsão é de safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas recorde no fechamento dos números em 2022. A estimativa é de que o Brasil produza em torno de 278 milhões de toneladas, o que representa alta de 10% em relação à produção prevista para o período atual e produção de 2021, nesses setores.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (09/12) e se mostra otimista em relação aos prognósticos do mês passado. A expectativa era de aumento na casa de 2,7%, ou 7,3 milhões de toneladas, na previsão para 2022. Somente de soja, o Brasil, maior produtor mundial deve atingir mais 140 milhões de toneladas. O Paraná corresponde por 20 milhões de toneladas.

No caso, o Mato Grosso abarca quase 40 milhões de toneladas e lidera o ranking brasileiro. Outras 100 milhões de toneladas produzidas de cereais são de milho, grão que tem liderança estadunidense no cenário mundial. Para o próximo ano os dois produtos tendem em superar a colheita da safra 2020/2021. Por outro lado, o Brasil deve, conforme o IBGE, produzir menos arroz e trigo.

A previsão é que a safra de 2022 tenha 25,2 milhões de toneladas a mais do que os números para este ano de 2021. A safra está praticamente toda plantada, exceção à segunda planta de milho e feijão, especialmente, que ocorrem após a colheita de outros produtos, mas que têm menor representatividade que soja e milho, nos quantitativos finais da estimativa apresentada.

Da redação com informações e imagem da Agência Brasil

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais