As prioritárias do “Plano de Retomada União que Transforma” formam definidas em reunião com lideranças nesta segunda-feira (27/09). No auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foram apresentados os planos de ação em três frentes centrais: empresarial, inovação e turismo. O trabalho congrega integração entre a prefeitura e entidades locais e regionais no desenvolvimento da plataforma.
Segundo a prefeitura, os planos de ação são resultado da integração de esforços entre prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (ACEUV), CDL, Sebrae, Sesc, Senac, Território Vale do Iguaçu, Conselho da Mulher Executiva, câmara de vereadores e Associação de Turismo e Meio Ambiente e Sul do Paraná (Atema). O objetivo em foco são “ações transformadoras para o território”.
“Estamos certos que esta integração é positiva para todos e vamos valorizar o que foi planificado dando todo o apoio necessário”, disse o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, elogiando os resultados que, segundo ele, à medida em que forem aplicadas, na prática, “poderão colaborar muito no progresso do município e da região”. O plano visa a retomada da economia do município, com base em estudos técnicos.
O eixo inovação sugere a exploração econômica com base nos ativos tecnológicos e educacionais novos e fortalecer os existentes. Promovendo ações integradas com instituições de ensino e base de dados locais para sustentar empreendedores e investidores e fomentar “a retenção de talentos, criação de novos empregos e geração de renda”. Dentre outras ações correlatas elencadas no estudo apresentado.
Por sua vez, o eixo Empresarial visa auxiliar na definição de políticas públicas para a implantação de novos empreendimentos. Além da qualificação profissional e integração público-privada. A ativação do escritório virtual para compras públicas municipais, acesso a crédito e plano estratégico são ações elencadas. Capacitando os produtores e promovendo cursos e incubadora para projetos de inovação e tecnologia.
O fortalecimento dos atrativos como a Rota Sul das Cachoeiras; o passeio de barco Caminhos do Iguassu e a potencialização de pontos para o City Tour são demandas do eixo de turismo. Com uso dos elementos existentes, no campo da cultura, patrimônio natural, histórico e etnias para potencializar a vinda de visitantes. Promoção e incentivo para pesquisas e desenvolvimento de atividades são outros pontos listados.
Da redação com informações e foto da prefeitura de União da Vitória