O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para água, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Segundo o nutricionista Felipe Karpinski, para as pessoas que cultivam o hábito de beber café diariamente, conseguem se ingerirem os líquidos sem excessos muitos benefícios. A cafeína do café é famosa por seu efeito estimulante que dá aquela energia extra para o organismo. Além disso, o grão é repleto de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais.
“O café é considerado um excelente antioxidante, nele encontramos a cafeína que é uma substância considerado termogênico, que auxilia no aumento do nosso gasto calórico. Então até a cafeína também auxilia no desempenho nos treinos, principalmente musculação. Ela também reduz o cansaço deixa a gente mais alerta, além de melhorar a nossa cognição”, explicou Felipe.
O nutricionista salientou ainda, que é importante lembrar que o café sempre deve ser consumido sem açúcar ou adoçante. Assim como outros alimentos, o café faz bem, desde que consumido de forma moderada, pois é rico em substâncias biologicamente ativas que ajudam o corpo a liberar energia, além de possuir minerais, açúcares, aminoácidos e vitaminas do complexo B, todas, aliadas do metabolismo celular.
Para aproveitar todos os seus benefícios, é necessário não exagerar na bebida. De acordo com o nutricionista para um adulto, a dose diária recomendada é de três xícaras. “Passando da dose de três xícaras, é considerado uso excessivo, causando malefícios como: taquicardia, insônia, dores de estômago entre outras”, explicou.
Para quem tem dúvida, sobre qual a melhor forma de consumir o café, segundo estudos é coado. Evite fervê-lo, pois boa parte das substâncias benéficas do grão podem sofrer alterações na hora do preparo.
Vantagens já comprovadas do café:
- É antioxidante (contribui para diminuir o processo de envelhecimento das células)
- Ajuda a prevenir doenças degenerativas
- Diminui a incidência de doenças coronarianas
- Possui um alto poder digestivo e protege as células hepáticas (do fígado)
- Mantém a pressão arterial estável, ajudando em problemas cardíacos
- Ajuda a manter os níveis de colesterol em uma faixa saudável
Da redação Cultura Sul com informações do Nutricionista e Ministério da Saúde