Polícia

Hospital do Coração Bom Jesus de Ponta Grossa completa 59 anos de atendimento

22 de abril de 2021 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
4 minutos de leitura

Por Redação 97

Hospital do Coração Bom Jesus de Ponta Grossa completa 59 anos de atendimento

Fundado em 22 de 1962, o Hospital do Coração Bom Jesus (HCorBJ) é uma instituição beneficente, filantrópica e religiosa, pertencente à Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Sendo referência em atendimento humanizado e qualificado nas mais diversas especialidades. Na pandemia, conta com 11 leitos específicos para Covid-19 e outros 11 para outras enfermidades.

A informação da assessoria do HCorBJ cita que atende as seguintes especialidades: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia vascular, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica, neurologia e neurocirurgia, otorrinolaringologia, urologia, oncologia clínica e cirurgia, entre outras, além do atendimento a pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme contrato com o Estado.

A unidade vem superando desafios e construindo sua história, nestas seis décadas segundo a diretora do HCorBJ, Irmã Margarida Hlatchuk. “Com o passar das décadas evidenciamos que juntos conseguimos enfrentar batalhas e através de muito esforço e apoio de Deus, tivemos muitos finais felizes, e é isso que motiva a continuar essa história”, destaca a religiosa que comanda o hospital.

“Oferecer assistência hospitalar com qualidade e segurança, humanizada e autossustentável, baseado nos princípios cristãos”, é a missão do HCorBJ. E como valores o crescimento contínuo, a eficiência, a segurança, a organização, o comprometimento, a qualidade, a transparência, os princípios cristãos, a gestão, a história e a humanização. Na atuação das Irmãs da Congregação Servas de Maria Imaculada.

De acordo com a diretora, durante os 59 anos de dedicação, inovação e fé o HCorBJ teve muitas vitórias, graças aos colaboradores, médicos, comunidade, fornecedores, parceiros, pacientes e as Irmãs da Congregação Servas de Maria Imaculada. Desde 1960, quando o padre Rafael Lototski (Pároco, na época, da Igreja Transfiguração de Nosso Senhor), sabendo do anseio do médico Dr. Bartolomeu Lisboa em melhorar a saúde da comunidade de Ponta Grossa, sugeriu a construção de um Hospital.

A obra foi levantada num terreno da Congregação das Irmãs situado em frente à Igreja. Foi fechada a negociação com relação ao terreno. No acordo constava que as Irmãs viessem trabalhar no Hospital desde o primeiro dia de sua abertura. Para efetivar a construção, o Dr. Lisboa contou com o auxílio dos seguintes empresários: Domingos Gnata, Mariano Chafka, Nicolau Schafranski, Sebastião Tramontim e Vitor Novelin.

Em 22 de abril de 1962, concluiu-se a primeira parte da obra e o Hospital foi colocado à disposição do público, sob a coordenação geral clínica e administrativa do Dr. Bartolomeu Lisboa. Os demais serviços ficaram sob a responsabilidade das Irmãs: Ir. Paula Leuch, Ir. Nicodema Snak, Ir. Petronila Lukavei e Ir. Dária Ratuchnei.

Em dezembro de 1965, o Hospital foi colocado à venda, e adquirido pela Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, compra esta, feita pela Irmã Bartoloméia Feduz, Superiora Provincial da época. Desta data em diante, as Irmãs terminaram a construção iniciada. Ampliaram o Hospital e investiram em equipamentos, materiais médicos hospitalares, recursos humanos e em 1992 foi fundado o Plano de Saúde “Consaúde”.

Consagrando uma vocação despertada desde seus mais antigos alicerces, contanto com a dedicação e o amor da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada e exercida por profissionais visionários através do pioneirismo e protagonismo incomparáveis na prestação de serviços inovadores e a frente de seu tempo em Cardiologia, a partir de 2 de setembro de 2020 o Hospital Bom Jesus passa a se chamar Hospital do Coração Bom Jesus (HCorBJ).

Da redação Cultura Sul FM com informações e imagem do HCorBJ

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais