29ª Tradycje Polski: programação oficial do mês polonês em São Mateus do Sul é divulgada
18 de julho de 2023
- Atualizado há 5 meses atrás
5 minutos de leitura
Por Redação 97
A equipe de jornalismo do Portal Cultura Sul FM conversou com o presidente da Braspol, Núcleo de São Mateus do Sul que representa a comunidade polonesa no Brasil, Crisanto Nogueira Cavalcante sobre o mês polonês, agosto, que está chegando com muitos eventos que prometem envolver toda a população são-mateuense e o comércio em geral.
Crisanto falou sobre a 29ªTradycje Polskie que tem uma programação bem extensa que já começou no dia 14 de julho com a peregrinação do quadro da Nossa Senhora Częstochowa nas comunidades de região saindo da Igreja da Água Branca.
“O quadro percorre várias comunidades de São Mateus do Sul, do interior, também de municípios vizinho. Ano passado São João do Triunfo teve várias comunidades que recebeu, até Rio Claro e Mallet o pessoal chegam a solicitar, mas devido o tempo não conseguimos levar até lá. E retorna a sua comunidade no final do mês, por ocasião da festa, lá ela chega e encerra à programação do mês polonês”, explicou.
Durante o mês de agosto, serão realizados 12 eventos oficiais, com exposição de arte polonesa, baile com a tradicional abertura da vodka polonesa e escolha da rainha, Festa da Boa Colheita, noite de talentos, noite de autógrafos, missa, jantar com comidas típicas polonesas, carreata, cavalgada, procissão, evento típico e muito mais.
“São vários eventos que estão sendo organizados com várias entidades e parcerias, todos trabalhando junto para realizar um mês polonês como São Mateus do Sul e região jamais viu. Queremos que a comunidade abrace a nossa proposta e juntos possamos mostrar a força que temos, realizando eventos grandiosos, trazendo muita cultura e relembrando nossos antepassados”, disse o presidente da Braspol.
Braspol
Quando perguntado sobre o que é a Braspol, Crisanto explicou que a Braspol (Brasil-Polonia), completou esse ano de 2023, trinta e dois anos no município que tem na sua população a maioria descendentes de poloneses. “São Mateus é uma comunidade, onde nós temos 75%, descendentes de poloneses. E sempre foi um município bem tradicional, o polonês bem conservador, então, quando a Braspol foi criada ela tinha exatamente o objetivo de velar por essa história, por essa cultura, e fomentar a cultura. Fazer jus a um legado de uma história construída com bravura, com dificuldades pelo povo polonês”, explicou
O presidente explicou ainda, que se credenciam na Braspol, todos aqueles que querem contribuir com a história e a cultura polonesa e assim, podem se tornar um Braspolino. “Todo mundo pode participar, se quer ser um membro da Braspol, quer contribuir de alguma forma, é possível participar, não tem mensalidade, não existe nada disso. É apenas uma, digamos assim, um núcleo que procura unir pessoas com o mesmo interesse em comum em não deixar morrer a história polonesa”, comentou.