Nos dias 26 e 27 de abril de 2023, em todas as escolas da rede pública estadual e nas escolas das redes municipais que realizaram a adesão, ocorre a 1ª Edição da Prova Paraná.
“Cada instituição de ensino poderá organizar o processo de aplicação de modo a garantir a efetiva participação dos estudantes, mantendo a organização da aplicação dos cadernos”
segundo o Governo Estadual.
A Prova Paraná compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) e tem o objetivo de realizar “um diagnóstico das aprendizagens para cada uma das etapas da Educação Básica”, conforme divulgou a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para os professores e equipes gestoras definirem ações e estratégias para a educação.
Isso para contribuir no “processo de ensino e aprendizagem à luz dos direitos de aprendizagens previstos nos documentos orientadores do currículo”, segundo a SEED. Essas Matrizes de Referência, avaliadas na 1ª Edição da Prova Paraná 2023, vão nortear as avaliações em larga escala e descrever habilidades essenciais à aprendizagem. A secretaria disponibilizou guias aos professores sobre essas avaliações.
As orientações incidem acerca das próprias Matrizes de Referência, práticas docentes desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Também do “Desafio Paraná” perfazendo “atividades preparadas exclusivamente com foco nos conhecimentos a serem avaliados nessas provas.
Ao todo, serão dois cadernos de avaliações, um por dia de prova, ou seja 26 e 27 de abril, em todo o Paraná, avaliando os conteúdos das disciplinas de ensino ligadas a cada série escolar do estudante.
Da redação do Portal Cultura Sul.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Confira o edital: