O cineasta Luiz Fabiano Pinheiro lança o documentário “Vozes de Superação”, uma produção que narra a história de vida de Leide Bileski, diagnosticada com paralisia infantil aos 20 dias de vida. O filme, gravado em Três Barras e Lages (SC) e em Curitiba (PR), busca reforçar a importância da vacinação na prevenção de doenças como a poliomielite.
Com uma abordagem emocionante, o documentário apresenta a trajetória de superação de Leide ao mesmo tempo que faz um alerta sobre os riscos que a poliomielite ainda representa, especialmente em regiões com baixa cobertura vacinal. “A história de Leide inspira, mas também serve como um alerta para que outras famílias não enfrentem os mesmos desafios”, destacou o diretor.
A cidade de Três Barras (SC) foi a primeira a receber a exibição, a qual aconteceu nesta segunda-feira (16) às 19h no Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. No entanto, de acordo com o documentarista, existe a previsão do filme ser apresentado em festivais e comunidades de outras cidades. “Vozes de Superação” busca não apenas emocionar, mas também conscientizar sobre o papel essencial da vacinação na proteção das futuras gerações e no combate a doenças preveníveis.
Foto: Veridiana F. Oliveira | A direita Leide Bileski, centro Ana Claudia da Silveira Quege, na esquerda Viviane Bueno – Gestora Cultural de Três barras – SC.
Pinheiro destaca a importância de pessoas que engajem, confiem e apoiem o trabalho dos cineastas, sobretudo para contar histórias como a de Leide. No caso desse documentário, o cineasta agradece as personalidades de Ana Claudia da Silveira Quege e Viviane Bueno.
Desta forma, o documentário reforça a mensagem de que vacinar é muito mais do que um ato individual: é um compromisso com a saúde coletiva e a garantia de um futuro mais seguro para crianças em todo o mundo.
Foto: Veridiana F. Oliveira