Em São Mateus do Sul, a ação de pescadores e amantes da natureza tem feito uma diferença significativa na limpeza do Rio Iguaçu. Diariamente, essas pessoas comprometidas percorrem as margens do rio, recolhendo os resíduos que ficam boiando e comprometem o meio ambiente. Em uma demonstração exemplar de empenho, só nesta quinta-feira (12), dois pescadores percorreram 14 quilômetros pelas margens do rio, recolhendo uma impressionante quantia de lixo.
Durante essa jornada, eles encontraram três frascos de veneno, mais de 250 faisqueiros, além de uma grande quantidade de garrafas PET, sacolas e outros objetos descartados inadequadamente. Todo esse material foi reunido e colocado em 10 bags de lixo, evidenciando o impacto significativo que os resíduos têm na água e na vida ao redor. Essa ação não apenas ajuda a manter o rio limpo, mas também protege a vida selvagem e os ecossistemas locais.
Um dos pescadores e voluntário que ajuda na limpeza do rio é o Evandro Wille Dummel, um verdadeiro amante da natureza, que encontrou no voluntariado uma maneira de retribuir ao rio que lhe proporcionou tantas alegrias e aprendizado ao longo dos anos. A ação desses pescadores é um lembrete poderoso da importância de cuidar dos nossos recursos naturais e do impacto que cada um de nós pode ter na proteção e conservação do nosso planeta.