A orientação foi destinada aos voluntários de entidades, associações e igrejas, voltado à manipulação de alimentos para eventos beneficentes. O curso foi realizado no início do mês de abril, na sede do Rotary Club de Palmeira. Durante a capacitação foram abordados temas como higienização, armazenamento, transporte de alimentos, condições de uso dos utensílios, riscos de contaminação e outros assuntos relacionados.
Os temas foram discutidos entre os participantes para que a palestrante pudesse auxiliar da melhor forma possível e facilitar o trabalho dos voluntários nos eventos. Quem participou do curso recebeu material educativo e participou de sorteio de brindes. Ao final da capacitação, uma roda de conversa foi realizada, acompanhada por um café da tarde servido aos presentes nessa orientação técnica.
Segundo a prefeitura, todas as atividades com manipulação de alimentos, seja para venda ou doação, devem seguir as normas sanitárias e as capacitações fornecidas aos manipuladores servem para facilitar o trabalho e diminuir os riscos de contaminação. Os estabelecimentos cadastrados no município que manipulam alimentos devem possuir Licença Sanitária. Regra estendida para eventos beneficentes por meio da capacitação.
A comprovação de capacitação de manipulador de alimentos será solicitada pela fiscalização sanitária em todos os eventos. As pessoas que tenham interesse em realizar o curso devem entrar em contato com o setor de Vigilância Sanitária. Ao fazer o curso a pessoa fica apta para atuar nas ações beneficentes e amplia a segurança alimentar, prevenindo riscos no campo da alimentação.
Da redação com informações e foto da prefeitura de Palmeira