Uma forte chuva de granizo atinge várias regiões na manhã desta terça-feira (26) em algumas regiões do Paraná. A situação mais grave foi registrada em Castro, Ponta Grossa e Tibagi, nos Campos Gerais.
Ainda não há um balanço parcial da Prefeitura de Castro, por exemplo, mas há registro de estragos e alagamentos em vários bairros da cidade. Por enquanto, não há informações de feridos.
As câmeras de monitoramento da EPR Litoral Pioneiro na PR-151, em Castro, registraram imagens impressionantes da chuva de granizo que atingiu a região na manhã desta terça-feira (26). A situação foi registrada principalmente entre os quilômetros 297 e 291 da rodovia, que ficaram cobertos por uma fina camada de gelo. O tráfego não precisou ser interrompido.
Ver essa foto no Instagram
O meteorologista Allef Matos, do Simepar explica a formação de granizo em Castro. “A tempestade na região está sendo causado pelo deslocamento de um vórtice ciclone de autos níveis pelo Estado. É um sistema de baixa pressão bem desenvolvida que se forma a 5 quilômetros de altitude o que favorece a formação de tempestade. Além disso, o sistema carrega um ar bastante frio e com isso essas tempestades estão se desenvolvendo em um ambiente atmosférico muito frio, ideal para formação de granizo. Como a temperatura está mais baixa da superfície, essas pedras de gelo estão conseguindo se conservar e chegar até a superfície”.
Fonte: Band FM