Praia, guarda-sol e beira-mar. Foi neste ambiente que dois vereadores de Jataizinho, no norte do Paraná, discutiram e votaram pelo aumento dos próprios salários na última segunda-feira (16). Antônio Brandão (PDT) e Bruno Barbosa (Cidadania) participaram da sessão enquanto estavam em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, a cerca de 630 km da Câmara Municipal.
Logo no início da sessão, que durou pouco mais de 22 minutos, a dupla chegou a ser fotografada por um colega da Câmara Municipal de Jataizinho enquanto a vídeochamada era transmitida em uma televisão.
Em seguida, um dos parlamentares aparece lendo um versículo bíblico para dar início à votação, e Antônio e Bruno são vistos interagindo com outras pessoas na praia. Cerca de três minutos depois do início da transmissão, Brandão é visto bebendo algo em um copo térmico. Bruno, que chega a mudar a posição do celular para que o colega deixasse de aparecer, aponta para o parlamentar e ri.
Brandão, em certo momento, disse não ter “ouvido direito a quarta votação” e, portanto, gostaria de pedir vista. Poucos minutos depois, ele liga o microfone e diz: “Eu quero pedir vista dos quatro projetos. Eu não sei qual foi a decisão das comissões dos quatro projetos. Não tive nenhum parecer […].”
Aos 17 minutos da transmissão, Brandão pede impugnação da sessão “porque não consegue ver os outros vereadores votando”. Poucos minutos depois, questiona: “Vai demorar para acabar?”.
Os vereadores aprovaram o aumento de 5,93% no salário de prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais. Brandão e Barbosa foram favoráveis ao reajuste salarial.
No ano passado, a Câmara Municipal de Jataizinho aprovou um projeto de lei que aumentou em 10,16% os salários de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. À época, o salário dos vereadores foi para R$ 5.164.
Com informações de Banda B.