“Em menos de uma semana de trabalho, estou feliz em anunciar que conseguimos garantir o recurso para a construção do primeiro Portal Polonês na Água Branca em São Mateus do Sul, um importante marco cultural”, comemorou a vereadora, nas redes sociais.
A parlamentar enfatiza que o projeto é mais do que uma simples estrutura, “é uma homenagem a Professora e Vice-Presidente da BRASPOL, Rozeli Ferreira Olenik, que infelizmente nos deixou, mas cujo espírito e paixão pela nossa herança polonesa continuam a nos inspirar”.
A publicação menciona a importância do trabalho da professora para preservar e celebrar a cultura polonesa: “Ela sonhou com um lugar onde todos nós, moradores de São Mateus do Sul, pudéssemos nos conectar com nossas raízes polonesas, aprender, celebrar e compartilhar essa herança com as futuras gerações”, afirma.
A vereadora a Allana Feijó lembra do empenho de todas as pessoas que se engajaram na realização do projeto: “graças ao esforço incansável de líderes comunitários da Água Branca e ao apoio de todos que compartilham esse amor pela nossa cultura polonesa, conseguimos concretizar este projeto. O recurso veio através do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná Ademar Traiano e o projeto foi cedido pelo ex-deputado estadual Emerson Bacil em parceria com o Arquiteto Bruno Cechinatto”.
A parlamentar afirma que o Portal Polonês que será construído na Água Branca, no acesso para a Igreja centenária que foi edificada por imigrantes poloneses, será um farol de orgulho para o Município, um espaço de aprendizado e celebração, um local onde o passado e o presente vão se encontrar. Ela relata Também que trabalhou para tornar São Mateus do Sul, “Capital Polonesa do Paraná”.
Com informações e imagens: redes sociais Vereadora Alanna Feijó

