Valdenei Cabral da Silva (PV), conhecido politicamente como Nei Cabral, morreu aos 48 anos neste domingo (04/09), durante a madrugada no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. A Câmara de Irati divulgou uma nota citando a vida política do parlamentar, seus trabalhos e citando que o 1º suplente do Partido Verde (PV) João Henrique Sabag Duarte assume a vaga de vereador no Legislativo de Irati.
Nei Cabral estava em seu quarto mandato na Câmara e tinha sido prefeito interino por um período de 15 dias em 2019, segundo informou a assessoria do Legislativo. O vereador lutava contra um câncer há meses. “Sempre muito participativo na comunidade e na política iratiense, Nei deixa um grande legado à cidade de Irati, em especial à comunidade do Guamirim, onde sua família reside há mais de 30 anos”, destacou a postagem.
O velório está sendo realizado na Câmara de Irati, com sepultamento nesta segunda-feira (05/09), no cemitério do Guamirim. O vereador era natural de Inácio Martins e completaria 49 anos no 8 de novembro. Ele exercia seu quarto mandato nas últimas eleições municipais foi eleito como o mais votado, obtendo 1029 votos. Nei iniciou sua trajetória política no ano de 2004, quando foi eleito pela primeira.
Depois alcançou novo mandato em 2012 e reeleito em 2016. Nessas três eleições pelo Partido Democrático Brasileiro (PDT), presidindo a Câmara entre 2019 e 2020, período em que assumiu a prefeitura por um período de 15 dias, em novembro de 2019. No ano seguinte ingressou no Partido Verde (PV), onde foi o mais votado. Desde 2021, Nei vinha lutando contra um câncer (melanoma), que se agravou e o levou à morte.
Segundo divulgou a Câmara, o 1º suplente do PV, João Henrique Sabag Duarte, que já havia assumido a vaga temporariamente em abril de 2021, será empossado oficialmente como vereador titular por conta do falecimento de Nei Cabral. “Em nome do Legislativo, o Presidente Helio de Mello, manifesta condolências a familiares e amigos de Nei Cabral pelos bons serviços prestados como empresário, cidadão e vereador”, citou a nota.
Da redação com informações e imagem da Assessoria da Câmara de Irati