Saúde

Uso de máscara não é mais obrigatório em SC, apenas recomendado pela Saúde Pública

14 de março de 2022 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Uso de máscara não é mais obrigatório em SC, apenas recomendado pela Saúde Pública

Desde sábado (12/03), os catarinenses não precisam mais usar máscaras, estando em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados. O uso passou a ser recomendado em abril de 2020 e obrigatório em 18 de dezembro do mesmo ano, sendo revogada a decisão em novo decreto, focando a retomada econômica estadual e levando em cota os baixos índices de transmissão do Coronavírus.

Estado havia sido um dos primeiros a decretar medidas de prevenção, qualificou as estruturas hospitalares, segundo o governo, aumentou o número de leitos de UTI para mais de 1.100 no auge da contaminação e ofereceu treinamento para os profissionais de saúde. Santa Catarina tem índices de vacinação acima dos 82% de esquema primário completo (duas doses ou dose única) e menor taxa de letalidade do Brasil, 1,31%.

“Está chegando o dia de transformar normas e obrigações em recomendações, incluindo uso de máscaras, que não será mais obrigatório. Nossos números nos dão segurança para voltar à normalidade em sociedade e família. Cuidamos de vidas. Cuidamos de empregos. Temos a menor taxa de letalidade do Brasil. Saímos vitoriosos dessa batalha”, opinou o governador catarinense Carlos Moisés.

O estado tem o cenário pós-pandêmico em que acelerou o número de cirurgias eletivas para suprir a demanda das filas criadas pela Covid-19, desde o ano passado. Como resultado, se colocou como destaque nacional em eletivas hospitalares: unidade federativa que mais realizou procedimentos no país. Em 2021 foram 98.684 procedimentos em 365 dias – 17,1% do total de cirurgias eletivas feitas no Brasil.

“O cenário de março deste ano é muito diferente comparado ao ano passado porque temos vacina. Casos, óbitos e internações diminuíram muito. E nós temos que dar um passo à frente. Não há mais que se fazer obrigatoriedade da máscara, por decreto ou lei, mas continuamos recomendando firmemente em ambientes fechados e aglomerações”, afirmou o secretário estadual da Saúde, André Motta Ribeiro.

A partir do novo decreto, o uso de máscaras não é mais obrigatório por força de lei no âmbito do estado de Santa Catarina. No entanto, cada município pode estabelecer regras mais rígidas conforme a realidade local, além da prerrogativa de cada estabelecimento. Nos hospitais e centros de saúde, conforme regulamentação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de máscaras permanece sendo recomendado.

Da redação com informações do Governo de Santa Catarina e imagem Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais