Os cidadãos que não estão em dia com o título de eleitor têm até hoje (6) para regularizar a situação. Após o prazo, quem estiver com pendências no documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
O prazo deve ser observado para quem deseja mudar o local de votação, domicílio eleitoral, regularizar título cancelado, fazer alterações de dados pessoais e pelos jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento.
Como regularizar
Devido ao fechamento dos cartórios eleitorais pelas complicações da covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral lançou um site para regularização eletrônica do documento.
O tribunal oferece uma série de serviços que podem ser acessados de casa, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade da Justiça Eleitoral. Consultas sobre situação eleitoral, endereço do local de votação e dados do título eleitoral, bem como a emissão de certidão de quitação eleitoral, são alguns dos serviços que estão disponíveis na internet.
O Cartório de São Mateus do Sul divulgou pela rede social a seguinte nota:
“Excepcionalmente hoje, em virtude da sobrecarga no Sistema, estamos aceitando o envio de documentos via e-mail para o atendimento eleitoral.
Para tanto, o eleitor deve enviar um e-mail para [email protected] e informar a dificuldade de fazer o requerimento pela internet.
Em resposta ao e-mail, o Cartório Eleitoral irá enviar todas as instruções necessárias”.
Agência Brasil
