Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial tem, teve ou terá dores nas costas provocadas por problemas de coluna e postura errada. No Brasil, cerca de 30% da população já apresenta algum caso de dor crônica na coluna. Uma das causas que tem ganhado espaço dentro dos consultórios e tem sido amplamente discutida é a ‘síndrome do pescoço tecnológico’ ou tech neck considerada uma nova doença de coluna vertebral.
Especialistas da área da saúde apontam que passar longos períodos de tempo diante de celulares e outras telas pode não só prejudicar a visão, como também provocar problemas no pescoço.
A terminologia é recente e se caracteriza pelas dores e alterações musculoesqueléticas que afetam o pescoço e, às vezes, estendem-se para os braços e mãos.
Antônio Krieger, ortopedista do Hospital Marcelino Champagnat, explica que a preocupação dos profissionais da área da saúde é que cada vez mais os jovens têm buscado atendimento para este tipo de dor, o que antes era mais frequente em adultos e idosos.
De acordo com os especialistas, uma cabeça pesa em média 6 kg, quando na posição normal e alinhada à coluna. Mas ao inclinar cerca de 15 graus, esse peso dobra e dependendo da postura da pessoa ela pode fazer uma sobrecarga de quase 30 kg. Isto é, quanto maior é a inclinação da cabeça para frente, maior é a carga na coluna.

Quais são os sintomas e as consequências?
Os principais sintomas da síndrome do pescoço tecnológico estão ligados à dor na região das costas e do pescoço, mas há outros sintomas que podem aparecer associada à síndrome, como:
- Dor na região cervical e/ou na região da coluna torácica e das costas;
- Dor nos ombros;
- Tensão na região do músculo trapézio ascendente e transverso;
- Alteração postural;
- Formigamento ou sensação de dormência em membros superiores, mãos e dedos;
- Dor de cabeça constante ou intermitente;
- Dificuldade de movimentar o pescoço;
- Surgimento de rugas e papada.
Já existem alguns equipamentos estéticos com o objetivo de tratar os efeitos do tech neck, porém também é possível realizar exercícios para os músculos faciais, ajudando a reafirmar e tonificar a região e, consequentemente, melhorando as linhas de expressão, rugas e papada:
- Comece olhando para a frente.
- Vire a cabeça para a direita, de modo que ela esteja alinhada com o seu ombro direito e, em seguida, incline a cabeça para trás. Segure por 6-8 segundos
- Volte a cabeça a posição normal.
- Vire a cabeça para a esquerda, alinhada com o seu ombro esquerdo. Incline a cabeça para trás e mantenha por 6-8 segundos. Repita 3 vezes.
- Empurre o queixo para baixo sobre o topo dos dedos e apoie o cotovelo com a outra mão, como se o seu olhar se dirigisse para baixo e a sua mão levasse o seu rosto para cima. Segure por 3 respirações profundas.
- Então coloque sua cabeça para trás e empurre sua língua contra o palato (céu da boca) 10 vezes.
- Volte a posição normal e repita mais 1 vez.
- Em seguida, usando os topos dos dedos de ambas as mãos, delicadamente bata na “papada”, alternando entre cada mão, durante 15 segundos.
Da redação com informações de AERP, Terra UOL e Dra. Ana Karla