Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, a propriedade de Rafael e Tamires Olenik, na localidade de Água Branca, em São Mateus do Sul, foi palco do Seminário de Difusão de Tecnologias, realizado pela BAT Brasil. O evento reuniu cerca de 350 pessoas, entre produtores de tabaco de diversas regiões, como São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Palmeira, além de especialistas e a equipe técnica da empresa.
O seminário abordou temas essenciais para o setor fumageiro, incluindo mecanização, qualidade do produto, sustentabilidade, variedades de tabaco, manejo de solos e as mais recentes tecnologias voltadas à cultura do tabaco. O objetivo foi capacitar os fumicultores, trazendo práticas inovadoras para aumentar a produtividade e a rentabilidade das lavouras.
-
-
Foto: P97
-
-
Foto: P97
-
-
Foto: P97
Tamires Olenik, uma das anfitriãs, reforçou o valor do seminário para o aprimoramento dos produtores. “É muito importante esse evento que a BAT está promovendo, trazendo novas tecnologias para a cultura do tabaco. Como produtores, precisamos acompanhar essas inovações para facilitar nosso trabalho no dia a dia e melhorar a produção”, destacou.
A produtora também comentou sobre o trabalho envolvido na organização do evento, que exigiu meses de preparação. “Receber tantas pessoas aqui na propriedade é um desafio, mas é recompensador ver o interesse e a troca de conhecimento entre todos os presentes”, afirmou.
Emerson Bacil, também esteve presente no evento e ressaltou a importância do seminário para os produtores de tabaco. “Enquanto deputado estadual, sempre defendi os produtores de tabaco, e este evento é uma excelente oportunidade para promover mais conhecimento e integração entre os participantes com as novas tecnologias e boas práticas. Além disso, propondo uma medida importante durante meu mandato, defendi a compra do fumo diretamente no paiol, visando garantir melhores condições para os produtores”, afirmou. Bacil também parabenizou a família Olenik por ceder a propriedade para a realização do evento e à BAT por proporcionar esse momento fundamental para atualizar os fumicultores sobre as inovações no setor.
Foto: P97
Especialistas falam sobre avanços e impactos das tecnologias
Ricardo Shitz, gerente de Difusão de Tecnologias da BAT, explicou o propósito do evento, que faz parte de uma série de seminários realizados pela empresa no Sul do Brasil. “Esse é o sétimo seminário que realizamos este ano, com o objetivo de levar avanços tecnológicos e novidades para mais de 6 mil produtores integrados. Aqui no Paraná, estamos trazendo soluções que impactam diretamente na qualidade e sustentabilidade da produção de tabaco.”
Charles Berg, analista em Difusão de Tecnologias na região, também destacou a relevância do seminário. “O objetivo é apresentar as melhores práticas de condução das lavouras e tecnologias disponíveis para melhorar a produtividade e qualidade, garantindo maior rentabilidade para os produtores”, afirmou.
A equipe do Portal P97 esteve presente e conversou com os participantes, registrando o impacto positivo do seminário na comunidade local. O evento reforça o papel de iniciativas como esta na disseminação de conhecimento, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor fumageiro.
-
-
Foto: P97
-
-
Foto: P97
-
-
Foto: P97
Com grande adesão e troca de experiências, o Seminário Difusão de Tecnologias reafirma o compromisso da BAT Brasil com os produtores e a evolução contínua da cultura do tabaco.