A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) realizará ao longo deste ano a Pesquisa de Segurança Pública no Estado do Paraná 2025. Os municípios de União da Vitória, São Mateus do Sul e Cruz Machado estão entre os 87 selecionados para participar do levantamento, que tem como objetivo ouvir a população sobre questões relacionadas à segurança urbana permitindo a formulação de políticas públicas mais eficazes e baseadas em evidências.
A pesquisa que começou no último dia 24 de julho, pretende identificar se os moradores já foram vítimas de crimes como furtos, roubos, agressões ou outros tipos de violência, além de compreender em que circunstâncias esses crimes ocorreram, se houve denúncia e os motivos para não denunciar, caso isso não tenha ocorrido. Também será avaliada a percepção da população sobre riscos e vulnerabilidades nas comunidades.
As entrevistas serão feitas presencialmente, em domicílios sorteados aleatoriamente. Os pesquisadores estarão uniformizados e devidamente identificados, portando crachá com nome, foto e QR Code, que permitirá a verificação no site oficial da SESP/PR. O entrevistador vai aplicar um questionário simples e respeitoso com perguntas sobre sua vivência com a segurança. Ninguém será identificado e nenhuma informação será usada de forma individual. Você também pode
A secretaria garante que toda a coleta de dados será sigilosa, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018). As informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para fins estatísticos e científicos.
Segundo a SESP, a participação da população é fundamental para a elaboração de estratégias eficazes de combate à violência e promoção da segurança pública. A população é convidada a colaborar com os entrevistadores e contribuir com informações que refletem a realidade local
Com informações: (SESP/PR)