Os dados hidrológicos extraídos do monitoramento da Copel mostram que o Rio Iguaçu subiu 1 metro e 13 centímetros e mais que dobrou nas últimas 24 horas em União da Vitória. Às 14h de quarta-feira (20/01) estava com 2,43 metros e às 14h desta quinta-feira (21/01) atingiu 3,56m na régua de medição.
Quanto à vazão, saltou de 390 metros cúbicos por segundo para 804 neste mesmo período de 24 horas. De acordo com a previsão da Copel este número pode atingir 1.000 m³/s na noite desta sexta-feira (22/01). Na régua chegando entre 4,03 e 4,07m. Se este nível chegar a passar de 5m começa em ameaças residências.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR,) prevê chuvas até o final do mês e como todos os afluentes do Iguaçu então subindo não se descarta a possibilidade de ultrapassar os 5m. Mesmo parando de chover, em União da Vitória o Rio pode subir até 72h após o fim do tempo chuvoso.
As chuvas em União da Vitória exercem pouco influência sobre o nível local. Potencializado por afluentes como os Rios Potinga, Timbó, Claro, Negro, Canoinhas e da Várzea. Além do acumulado das nascentes do próprio Iguaçu na região metropolitana de Curitiba.


Da redação com informações do monitoramento da Copel e gráficos reproduzidos do sistema