Dos quadrigêmeos Antônio, Luiz, Pedro e Aurora, que nasceram no Hospital Universitário (HU) de Londrina, no norte do Paraná, três são idênticos e um não. Essa divisão aconteceu depois de uma fertilização in vitro.
Lanna Basilio e Júnior Correia estavam na sexta tentativa de fertilizações in vitro. O casal, que mora em Londrina e irá mudar para Ibiporã, tentava ter filhos desde 2021.
Ela contou nas redes sociais que, nesta última vez, a inseminação foi feita com dois embriões. Um deles tinha o cromossomo Y, que determina o sexo masculino. No útero de Lanna, este embrião, então, acabou se dividindo em três.
Por isso Antônio, Luiz, Pedro são idênticos. Do outro embrião que foi implantado, nasceu Aurora.
Os pais contaram que não se surpreenderam com a notícia de que esperavam quadrigêmeos. Entretanto, adaptaram a vida para recebê-los. Assista ao depoimento do casal acima.
“Não teve surpresa mesmo. A gente já estava esperando pelo menos dois. Quando a gente recebeu a notícia de quatro crianças, a gente moldou nossa vida de uma hora para outra. Carro, a gente teve que trocar. Inclusive, a gente tinha acabado de trocar e teve que trocar de novo, pegar um de sete lugares”, contou o pai.
Nascimento dos quadrigêmeos
Antônio, Luiz, Pedro e Aurora nasceram na sexta-feira (24), depois de 28 semanas e quatro dias de gestação. Prematuros, eles pesam entre 1,210 quilo e 986 gramas – sendo Aurora a menor.
Não houve complicações na gestação até 27 semanas. A partir deste período, Lanna teve aumento de pressão arterial e inchaço nas pernas. Somado a outros diagnósticos, a equipe médica optou por realizar o parto.
No total, 28 profissionais participaram da cesariana. Depois de todo processo da cirurgia, as crianças nasceram em três minutos.
Os quadrigêmeos permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, até que possam ir para casa nos braços dos pais.
Os nomes dos bebês foram escolhidos com antecedência. A seleção foi em homenagem a familiares, gosto pessoal e pelo significado.
“Esses bebês são muito amados desde quando descobrimos que era quadrigemelar”, disse a mãe.