Está em trâmite no Senado um Projeto de Lei de Conversão (PLV) número 09/2023, que repassa 5% dos recursos destinados ao Sesc e ao Senac para a Embratur divulgar o Brasil no exterior, diante disso, muitas dúvidas surgiram em relação a continuidade dos trabalhos dessas instituições e buscando dar esclarecimento sobre esse assunto o Senac de São Mateus do Sul encaminhou a redação do Portal Cultura Sul, através do técnico de relação com o mercado do Senac, Rafael Francisco de Freitas um release explicando os fatos.
Release Senac
Projeto de Lei Pode Fechar Unidades do Sesc e Senac em Todo o País
Está em trâmite no Senado um PLV de número 09/2023, que repassa 5% dos recursos destinados ao Sesc e ao Senac para a Embratur divulgar o Brasil no exterior. A redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos.
No caso do Senac, o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de mais de 31 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas. Além da demissão de 1.623 pessoas e do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.
No caso do Sesc, seriam fechadas 36 unidades, com corte de 1.994 empregos, e haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo premiado Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, haveria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer. Cerca de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas, deixariam de ser realizadas.
A promoção do Brasil no exterior não pode ocorrer em detrimento dos interesses dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e das demandas sociais e educacionais do povo brasileiro.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou um abaixo-assinado contra o Projeto de Lei de Conversão dos recursos para assinar basta entrar no site: www.peticaopublica.com.br e digitar Senac no campo de busca e aparecerá a petição.
Em São Mateus do Sul, por exemplo, o Senac tem uma gama de atividades que vão além da oferta de cursos gratuitos. Eles também têm vários projetos, um deles, foi o do concurso de Miss que trouxe para São Mateus do Sul o título da Miss Brasil. Não podemos esquecer também da doação do laboratório de informática para a APAE, e de todos os serviços prestados nas comunidades.
Da redação Cultura Sul