O PROCON de São Mateus do Sul, juntamente com Fórum dos PROCONS Municipais e PROCON Paraná, lançam nesta sexta-feira, 26, uma campanha estadual de divulgação de mais um canal de atendimento ao consumidor.
O consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Segundo a coordenadora do Procon de São Mateus do Sul, Maria Izabel Borcate de Almeida, essa ferramenta possibilita que o consumidor registre a reclamação “on-line” e acompanhe todas as etapas do processo.
O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária, portanto, é necessário verificar se a empresa reclamada fez adesão à plataforma. Entretanto, já são mais de 1.000 empresas participantes, segundo a presidente do Fórum dos Procons do Paraná, Luana Esteche.
Outra opção é reclamar pelo site https://www.consumidor.gov.br.br. A partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem da resposta final.
Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como ‘Resolvida’ ou ‘Não Resolvida, e ainda indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido.
De acordo com Maria Izabel, o consumidor.gov.br pode ainda auxiliar o consumidor antes dele fazer uma contratação, pois é possível consultar as empresas reclamadas, índice de solução das demandas, prazo médio de resposta e percentual de satisfação dos consumidores. “Conhecer a empresa com quem está contratando e seu comprometimento na solução das demandas dos consumidores pode evitar dores de cabeça futura”.
Com informações do Procon
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: