Portal Cultura Sul FM

Tempo

Previsão de geada para São Mateus do Sul nesta quarta-feira (11): mínima deve ser de 4 °C

10 de junho de 2025 - Atualizado há 3 meses atrás
3 minutos de leitura

Por P97

Previsão de geada para São Mateus do Sul nesta quarta-feira (11): mínima deve ser de 4 °C

Foto: Internet

A semana começou gelada em São Mateus do Sul e deve seguir com temperaturas ainda mais baixas nos próximos dias, conforme a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). O destaque vai para esta quarta-feira, 11 de junho, que deve registrar mínima de 4 °C e máxima de apenas 16 °C, com previsão de geada no município e em outras cidades do centro-sul do estado.

De acordo com o Simepar, a formação do fenômeno se deve ao avanço de uma massa de ar frio e seco, que associada ao céu claro e ventos fracos, cria condições ideais para geadas de intensidade fraca a moderada em diversas regiões do Paraná, incluindo os Campos Gerais. Entre as cidades que devem registrar as menores temperaturas estão General Carneiro (2 °C), Palmas, União da Vitória, Paula Freitas e Paulo Frontin (3 °C), e São Mateus do Sul, Bituruna e Inácio Martins com 4 °C.

Na quinta-feira (12), o frio permanece em São Mateus do Sul, que deve novamente amanhecer com mínima de 4 °C, e alcançar máxima de 15 °C ao longo do dia. No entanto, o Simepar não prevê geada para esta data, mas sim um dia ensolarado e seco, com possibilidade de formação de nevoeiros nas primeiras horas da manhã – condição que impede a formação de geadas.

O frio intenso também deve atingir outras regiões paranaenses até o final da semana. Na sexta-feira (13), embora as temperaturas permaneçam baixas, elas tendem a se elevar gradualmente. Há, ainda, previsão de garoa em áreas do litoral e possibilidade de chuva no oeste e noroeste do Paraná, especialmente a partir da tarde. O sábado poderá ser marcado pelo avanço de uma frente fria, com risco de tempestades em várias regiões do interior do estado.

A orientação é que a população redobre os cuidados, especialmente com aquecedores, lareiras, fogões a lenha e outros métodos usados para aquecer ambientes, sempre com atenção à ventilação e segurança contra incêndios.

O Simepar reforça que a previsão pode ser acompanhada em tempo real pelo site oficial, que trará os primeiros resultados da variação climática estadual ainda em 2025.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais