A coordenação da Rede de Segurança Escolar da 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União realizou um encontro técnico com todos os diretores das escolas do município. O evento ocorreu nesta terça-feira, 6, englobando instituições municipais, estaduais, técnicos e superiores. O foco foi a Operação Escola Mais Segura e apresentação do Plano de Contingência de Segurança Escolar.
O encontro se dividiu em três momentos. Primeiro, as respostas das consultorias de prevenção ao crime escolar seguido da orientação do protocolo “Fugir, Esconder e Lutar”. A técnico é do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos da América e incorporado pelo FBI (Polícia Federal Estadunidense). O encerramento ocorreu com a instrução e o modelo do Plano de Contingência.
Essa ação, de Segurança Escolar, elaborada e aprovada pelo grupo de trabalho da Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar (PM) de Porto União e Secretaria Municipal de Educação. A construção deles, pelas unidades de ensino segundo a coordenação, visa garantir dar resposta imediata e sobre como agir em um incidente indesejado de forma, técnica, responsável e eficiente frente às situações anormais e adversas.
Elas podem acontecer no ambiente escolar, principalmente nas situações envolvendo terrorismo doméstico, conforme a PM. Após finalizada a construção dos planos, a ideia é realizar alguns simulados com a comunidade escolar sobre os protocolos de segurança estabelecidos, visando aprimorar a memória motora e tornar a situação conhecida antes de ser de fato experimentada, deixando esses protocolos claros e atualizados.
Da redação com informações e imagem da PM
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: