O dado é da pesquisa do PoderData realizada de 19 a 21 de dezembro de 2021 e divulgado pelo portal Poder 360. Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 40% dos votos no 1º turno frente a 30% de Jair Bolsonaro (PL), se as eleições fossem nesse período. Somando, todos os oponentes do petista têm 49%, o que indica 2º turno. 11% não escolheram candidato ou pretende votar em branco ou anular.
O ex-juiz federal Sergio Moro (Podemos) teria 7% e estaria tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), com 4% dos votos cada, segundo a pesquisa. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Para vencer no 1º turno, Lula teria de somar os seus adversários que têm 49%, além dos seus 40% agregar os indecisos que são 6% e tirar voto dos concorrentes, no cenário atual.
De acordo com o Poder 360, a pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Ao todo, 3 mil entrevistas em 494 municípios nas 27 unidades da Federação foram realizadas. Segundo a publicação, preenchendo proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.
A avaliação é de que a corrida pode ser acirrada, até pela mudança de rota de ataques às candidaturas, atualmente mais direcionadas para o ex-juiz Sergio Moro e atual presidente. Especialistas entendem que essas situações podem mudar o cenário no próximo ano. Sem contar a quantidade de suposições direcionadas a Lula e seu lastro de situações ainda não totalmente resolvidas sob corrupção.
Da redação com informações do Poder 360