Durante o mês de abril, que marca a campanha nacional de combate ao bullying, a Patrulha Escolar da Polícia Militar (PM) tem desenvolvido uma série de atividades em colégios de São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo e Paulo Frontin. As ações são coordenadas pelo sargento Anderson, responsável pelo destacamento da Polícia Militar nas quatro cidades.
Entre as instituições atendidas estão o Colégio Estadual Monsenhor Pedro Busko, em Paulo Frontin; o Colégio Ernestina, em Antônio Olinto; e o Colégio Estadual Paulo Fortes, Colégio São Mateus e Colégio Zuleide Portes também em São Mateus do Sul. Em cada uma dessas unidades, a Patrulha Escolar vem promovendo rodas de conversa, palestras e ações educativas voltadas à conscientização sobre o bullying e seus impactos na vida dos estudantes.
“A presença da Patrulha Escolar vai além da segurança. Estamos aqui para ouvir, orientar e construir, junto com a comunidade escolar, um ambiente mais seguro e acolhedor para nossos jovens”, destaca o sargento Anderson.
As ações têm como pilares a segurança e a prevenção. A atuação da Patrulha dentro e fora das escolas contribui para reduzir a violência e prevenir o uso de drogas, ao mesmo tempo em que fortalece o elo entre a Polícia Militar e a comunidade escolar.
A iniciativa também aposta na construção de uma cultura de paz, incentivando a convivência respeitosa e o diálogo como formas de resolver conflitos. “Essas atividades geram impacto direto no dia a dia dos alunos, que passam a enxergar a polícia como uma aliada, alguém em quem podem confiar”, reforça o sargento.
Além disso, o trabalho da Patrulha Escolar dá suporte direto aos profissionais da educação, ajudando na construção de soluções para problemas cotidianos que afetam o ambiente escolar. Com um olhar voltado para a educação preventiva, os policiais realizam palestras sobre segurança, cidadania e combate às drogas, contribuindo de forma efetiva para o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Além das ações educativas e preventivas, a Patrulha Escolar ainda realiza rondas regulares em todas as escolas municipais da área de abrangência, garantindo uma presença constante e preventiva. No total, 20 colégios estaduais também são atendidos pelas atividades da patrulha, abrangendo de forma ampla os municípios de São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo e Paulo Frontin. As atividades seguem ao longo do mês de abril.