Recém-eleito como sucessor do papa Francisco, o papa Leão XIV tem uma conexão direta com o Paraná. Em 2004, quando ainda era conhecido como Frei Robert Prevost, ele realizou visitas pastorais em comunidades agostinianas no estado, como parte de sua função de prior-geral da Ordem de Santo Agostinho.
Missão pastoral do papa Leão XIV no Paraná
Na época, o futuro pontífice percorreu cidades como Rolândia, na região Norte, Curitiba, na capital, e também Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
Durante a missão no início dos anos 2000, o então Frei Robert visitou duas paróquias pertencentes à Província Agostiniana do Brasil:
- Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, em Rolândia
- Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, na Cidade Industrial de Curitiba
Nessas comunidades, ele celebrou missas, conversou individualmente com frades e conheceu de perto as obras locais mantidas pela Ordem.
Contato direto com os frades no Paraná
Segundo relatos de religiosos locais, como Frei Maciel Alves Bueno, o hoje papa Leão era uma figura próxima e bem-humorada. Ele ficou hospedado no seminário de Rolândia por alguns dias, onde também celebrou cerimônias religiosas e interagiu com membros da comunidade.
“Na época ele era um frade como nós”, afirmou Frei Maciel. “Conversava, dava risada, acolhia a todos com tranquilidade e simplicidade.”
Documento assinado por papa Leão é guardado no Paraná
Durante seu período como prior-geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Robert assinou diversos documentos oficiais. Um deles está guardado até hoje em Rolândia por Marlene Vieira da Silva, mãe de um frade local.
O texto formaliza sua afiliação à Ordem, com a assinatura do então frei, hoje pontífice da Igreja Católica.
Ordem Agostiniana e presença no Brasil
A Ordem de Santo Agostinho (OSA) foi fundada em 1244 e é composta por frades mendicantes, que seguem os ideais de Santo Agostinho. No Brasil, ela se divide em duas províncias: Consolação e do Brasil, esta última presente no Paraná, São Paulo e Goiás, com cerca de 50 religiosos.
Até sua eleição, o papa Leão XIV era o único cardeal pertencente à Ordem Agostiniana.
Paraná já recebeu outro papa no passado
A eleição de um pontífice com histórico no Paraná remete a outro momento marcante: a visita do papa João Paulo II, em julho de 1980. Na ocasião, o então líder da Igreja Católica visitou Curitiba, sendo recebido por uma multidão no Estádio Couto Pereira.
Ao desembarcar na cidade, beijou o solo paranaense, gesto simbólico que ficou na memória coletiva dos fiéis.
Fonte: Massa