Os padres devem manter suas homilias curtas e falar durante um máximo de oito minutos para evitar que os membros da congregação cochilem, disse o Papa Francisco nesta quarta-feira (12).
A homilia, ou mensagem proferida por um celebrante durante um serviço religioso, “deve ser curta: uma imagem, um pensamento, um sentimento”, disse o papa durante sua audiência semanal.
E não deve durar mais de oito minutos, “porque depois desse tempo perde-se a atenção e as pessoas adormecem, e têm razão”, disse o pontífice de 87 anos. “Os padres às vezes falam muito e você não entende do que eles estão falando.” Uma homilia num culto católico romano geralmente segue uma leitura da Bíblia e é usada para reforçar o ensino.
“Entre as muitas palavras de Deus que ouvimos todos os dias na Missa ou na Liturgia das Horas, há sempre uma que nos é dirigida em particular. Acolhida no coração, pode alegrar o nosso dia e animar a nossa oração. Trata-se de não deixá-la cair no vazio”, disse o papa.
Francisco concluiu, dizendo que “como certas peças musicais, a Sagrada Escritura também tem uma nota de fundo que a acompanha do início ao fim, e esta nota é o amor de Deus”.
Com informações da CNN e do Vatican News
Portal Cultura Sul
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal Cultura Sul pelo WhatsApp (42) 99907-2942