Portal Cultura Sul FM

Destaque

Paciente reclama de ausência médica no interior de São Mateus do Sul e Secretaria esclarece processo de substituição

6 de agosto de 2025 - Atualizado há 3 meses atrás
3 minutos de leitura

Por P97

Paciente reclama de ausência médica no interior de São Mateus do Sul e Secretaria esclarece processo de substituição

Foto: Arte P97

A falta de médico na unidade de saúde do Lajeadinho, interior de São Mateus do Sul, gerou reclamação de um morador que realiza tratamento para ansiedade e pressão alta. A situação chegou até o quadro O Povo Reclama, da Rádio Cultura Sul FM, e a equipe do Portal P97 foi atrás de mais informações sobre o caso.

Segundo o morador, que preferiu não ser identificado, ele vinha sendo acompanhado por uma médica na unidade de saúde local. Após realizar exames e iniciar o tratamento, ele retornou ao posto para solicitar uma nova receita, mas foi informado de que a profissional estaria de férias e que deveria procurá-la assim que voltasse.

“Agora, sábado, conversando com a vizinha, fui lá procurar a médica e avisaram que ela não vai mais atender aqui. Dizem que avisaram em um grupo de WhatsApp do posto. A médica saiu e agora ficamos sem atendimento”, relatou.

De acordo com ele, duas médicas atendiam anteriormente na unidade – Sandra e Oriciane – mas ambas deixaram de atuar no local. “Vinha gente de várias comunidades se consultar aqui. Agora ela saiu e não sei o que fazer. No PA dizem que não podem fazer receita. A gente que trabalha o dia todo não tem como ficar o dia inteiro esperando por atendimento”, lamentou.

Ainda segundo o morador, ao procurar o Pronto Atendimento Municipal à noite, precisou aguardar enquanto casos mais graves ou de conflito tinham prioridade. “Dão preferência pra bandido e deixam a população esperando. Na assistência a gente tem que ir de madrugada, pegar ficha, esperar o dia inteiro… não é justo”, desabafou.

A Secretaria Municipal de Saúde respondeu à equipe do Portal P97 informando que a médica que atendia na unidade do Lageadinho pediu desligamento e que o município já está providenciando a substituição.

“Na realidade, a médica pediu pra sair e a gente tá colocando outros médicos do programa Mais Médicos. Existe todo um processo para que possamos fazer a recolocação desse especialista”, afirmou a pasta.

A secretaria também rebateu a informação de que os profissionais do Pronto Atendimento (PA) não estariam prescrevendo medicamentos. “Não procede. Nós temos médicos que dão plantão e está funcionando com normalidade. Medicações também estão disponíveis no nosso posto de saúde”, reforçou.

Por fim, a nota destaca que sempre que há ausência de profissionais, o município segue os trâmites para realizar a substituição. “A saída da médica foi por conta própria, ela que quis sair. Estamos repondo outro profissional”, finalizou.

O Portal P97 segue acompanhando a situação e mantém o espaço aberto para novas manifestações da comunidade e da Secretaria de Saúde.

 

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais