A redação do Portal P97 recebeu imagens de ouvintes e seguidores que mostram resquícios de um “trabalho” que foi deixado na entrada das casas que ficam na BR-364 na região de Dois Irmãos, em São Mateus do Sul. O ritual teria acontecido na virada do ano.
De acordo com os relatos, a população está apurando as imagens de câmera de segurança a fim de saber quem tem deixado esses trabalhos. Além disso, o relato é de que não é a primeira vez que isso acontece na região e, por conta disso, os moradores pedem mais respeito com suas casas e famílias.
Uma das mensagens recebidas por nossa reportagem reclama do que o remetente chama de “falta de respeito” e afirma: “esperamos que só com esse aviso a pessoa pare e tome vergonha na cara e ache outro lugar pra fazer esse tipo de despacho, pois é uma falta de respeito”, diz a mensagem recebida.
Na imagem, pode ser visto 7 copos de plástico rosas, 7 velas vermelhas e duas garrafas de cachaça. Consultando a respeito do assunto, a redação descobriu que alguns dos itens que aparecem na imagem estão associadas a religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda.
Esclarecimento
A partir da notícia publicada, Pai Armestrong Davis de Freitas e Mãe Cristiane Camillo, da Tenda de Umbanda Triunfo dos Orixás, procuraram o portal P97 para expressar sua opinião a respeito do “trabalho” em frente às casas em Dois Irmãos, São Mateus do Sul.
De acordo com Pai Davis, o que aparece na foto “parece feita por brincadeira”. Segundo ele, não se usa copo plástico em nenhum rito e existem locais apropriados e certos dos adeptos de religiões de matriz africana exercerem sua religiosidade.
“É alguém que tá fazendo uma brincadeira de mau gosto, usando as religiões de matriz africana, colocando medo na população. É uma brincadeira de muito mal gosto com os moradores do local e as religiões”, opinou Pai Armestrong Davis de Freitas.
O espaço segue aberto para novos esclarecimentos.