Portal Cultura Sul FM

Destaque

Moradores do Cambará reclamam da paralisação da obra em posto de saúde; Prefeitura responde

27 de agosto de 2025 - Atualizado mês passado
5 minutos de leitura

Por P97

Moradores do Cambará reclamam da paralisação da obra em posto de saúde; Prefeitura responde

Foto: Povo Reclama

Na manhã desta quarta-feira (27), durante o programa Cultura Sul Notícias, da rádio Cultura Sul FM, alguns moradores da região de Cambará reclamaram sobre a situação do Posto de Saúde da comunidade, localizada no interior de São Mateus do Sul. Segundo os moradores, as obras de ampliação estão paralisadas.

Na mensagem, um dos moradores relatou que a unidade estaria fechada e que a população precisaria se deslocar até o posto do Lageado em busca de atendimento. O cidadão destacou a ausência de médicos no local e afirmou que pacientes estariam sendo encaminhados para outras unidades do município. O ouvinte classificou a situação como “precária” e disse que a comunidade está “indignada” com a falta de assistência.

A equipe de jornalismo do Portal P97 procurou a Secretaria Municipal de Saúde, a qual informou que já foi realizada a licitação para a reforma e ampliação do Posto de Saúde do Cambará e do Lajeado. Segundo a nota, a empresa vencedora do certame não iniciou as obras dentro do prazo previsto, o que resultou em atraso no cronograma.

Ainda conforme a administração municipal, a empresa foi notificada e recebeu advertência com base na Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações. Paralelamente, a Prefeitura iniciou o processo de rescisão contratual e convocação da segunda colocada, para que o projeto tenha continuidade.

Sobre o atendimento à população, a Secretaria informou que está buscando formas de garantir consultas, incluindo atendimento domiciliar para idosos e pessoas com comorbidades. A pasta explicou também que as unidades de saúde próximas estão aptas a receber os pacientes vinculados à Estratégia de Saúde da Família da região.

Por fim, a Prefeitura pediu desculpas à comunidade pelo atraso e reforçou que os recursos para que a obra de reforma e ampliação seja executada estão assegurados, com o objetivo de oferecer melhores condições de atendimento aos moradores.

Confira a nota enviada à redação do Portal P97 na íntegra:

“A Prefeitura de São Mateus do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi realizada a licitação para a execução da obra de reforma e ampliação do Posto de Saúde do Cambará e Lajeado e, após todo o processo legal, foi emitida a ordem de serviço para a empresa vencedora iniciar os trabalhos. No entanto, mesmo com o prazo estabelecido, a empresa não deu início à obra, o que acabou gerando atraso no cronograma previsto.

Diante dessa situação, a administração municipal adotou todas as medidas necessárias, notificando a empresa e aplicando a advertência, conforme previsto na Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações. Também já foi iniciado o processo para rescisão contratual e convocação da segunda colocada no certame, garantindo assim a continuidade do projeto.

Quanto ao atendimento diário, estamos buscando estabelecer o atendimento, e o cronograma domiciliar para facilitar acesso às pesoas idosas ou com comorbidades. De toda forma, oas unidades próximas estão aptas a receber os pacientes vinculados a esta Estratégias de Saúde da Família da região.

A Prefeitura pede desculpas à comunidade pelo atraso, mas reforça que o recurso está garantido e que a tão esperada e necessária obra de reforma e ampliação do Posto de Saúde do Cambará e Lajeado será realizada, trazendo melhores condições de atendimento e mais qualidade na saúde para toda população.”

Vereadores locais estão mobilizados junto à comunidade do Cambará

Na última terça-feira (19), os vereadores Allana Feijó (UNIÃO) e Wagner Wolff (PL) apresentaram um requerimento na Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, solicitando informações detalhadas sobre a obra do Posto de Saúde do Cambará.

De acordo com o requerimento, os vereadores questionaram:

  • A previsão para o início efetivo das obras;
  • Se o projeto está adequado ao tamanho do terreno destinado;
  • O prazo estimado para conclusão e entrega da obra;
  • De que forma o Poder Executivo pretende atender a comunidade do Cambará durante o período de execução da obra, a fim de que os moradores não sejam prejudicados na prestação dos serviços de saúde.

A justificativa manifestada por Allana e Wagner é de que “o Posto de Saúde do Cambará é uma demanda urgente e essencial para a população local, que necessita de atendimento digno e próximo de suas residências”.

“É papel do Poder Legislativo fiscalizar, acompanhar e cobrar transparência nos investimentos públicos. A comunidade merece saber em que estágio se encontra o projeto, os prazos definidos e quais medidas serão adotadas para garantir que os moradores não fiquem desassistidos durante o processo”, reforçaram o vereadores.

requerimento-98-2025 - Allana e Wagner
Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais