Portal Cultura Sul FM

Destaque

Moradores denunciam falta de médicos e dificuldades no atendimento de saúde em São Mateus do Sul

19 de agosto de 2025 - Atualizado há 5 semanas atrás
4 minutos de leitura

Por P97

Moradores denunciam falta de médicos e dificuldades no atendimento de saúde em São Mateus do Sul

Foto: Povo Reclama

A equipe de jornalismo do Portal P97 recebeu algumas reclamações de moradores de São Mateus do Sul relatando a precariedade no atendimento de saúde pública no município. Segundo a denúncia, enquanto há investimento em eventos, a população sofre com a falta de médicos e a demora em consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com os relatos enviados à redação, um paciente aguardava há nove meses por uma consulta com ortopedista. Durante esse período, mesmo procurando informações mensalmente, a resposta era sempre a mesma: “está na fila”. Após sete meses, o pedido foi retirado do sistema, sob a justificativa de que deveria ser acompanhado por um clínico geral.

Sem conseguir atendimento pelo SUS, a família precisou recorrer a uma consulta particular com o mesmo ortopedista, que solicitou exames como ressonância magnética e densitometria óssea — não cobertos pela prefeitura por se tratar de encaminhamento privado. O especialista, inclusive, se surpreendeu ao saber que a consulta de retorno via SUS ainda não havia sido marcada.

A situação se agravou quando o paciente sofreu uma queda em casa, resultando em fratura de tíbia e fíbula, com necessidade de cirurgia e internação hospitalar. Após o procedimento, o curativo vinha sendo realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lajeadinho, mas sem acompanhamento médico, já que a unidade está sem profissionais desde o fim de junho.

Segundo a denúncia, a UBS do Lajeadinho é responsável pelo atendimento de várias comunidades da região — entre elas Arroio da Cruz, Terra Vermelha, Vargem Grande, Santana, Tesoura, Nova Tesoura, Retiro, Pimenteira, Cambará, Mico Magro e Aliança Velha —, o que amplia a gravidade da falta de médicos.

Sem avaliação médica adequada, o curativo não foi encaminhado para o ambulatório, como seria necessário em caso de dúvida sobre infecção. No sábado seguinte, ao procurar o Pronto Atendimento Municipal, o plantonista constatou a infecção e determinou o retorno imediato ao hospital, onde o paciente permaneceu uma semana internado, em isolamento e recebendo antibióticos na veia.

Atualmente, o paciente recebeu alta do Hospital Angelina Caron e já está em casa, após ter sido novamente internado na última sexta-feira devido a um problema vascular. A consulta de retorno com o ortopedista está prevista para esta quinta-feira (21).

O Portal P97 entrou em contato com a secretária municipal de Saúde,  Daiane Metka Ribeiro para buscar esclarecimentos sobre as reclamações apresentadas pela comunidade. A Secretária de Saúde enviou uma nota oficial, publicada na íntegra abaixo.

RESPOSTA TÉCNICA E INSTITUCIONAL

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul vem a público esclarecer o caso relatado, reforçando seu compromisso com a transparência e com a saúde da população.

Todas as consultas especializadas do SUS passam por Regulação Médica, onde profissionais analisam os laudos e definem prioridades conforme protocolos clínicos. No caso citado, a solicitação inicial foi avaliada pela médica auditora, que entendeu que naquele momento o acompanhamento poderia ser feito pelo clínico geral da Unidade Básica de Saúde, conforme previsto nas normas do SUS. Importante destacar que não houve “retirada da fila”, mas sim um encaminhamento regulatório fundamentado.

Com relação à queda e fratura sofrida recentemente, o paciente recebeu atendimento hospitalar imediato, realizou cirurgia pelo SUS e já tem garantido o acompanhamento ortopédico pós-operatório, conforme fluxos e protocolos vigentes.

A Secretaria reconhece as dificuldades enfrentadas pela população do Lajeadinho com a ausência temporária de médico na UBS e informa que já estão em andamento medidas para recompor a equipe. Enquanto isso, a unidade continua atendendo com equipe de enfermagem, responsável por curativos, orientações e encaminhamentos, e os casos mais complexos estão sendo direcionados ao Pronto Atendimento Municipal.

Reafirmamos que estamos trabalhando para restabelecer o atendimento médico regular na comunidade e acompanhando de perto a evolução do caso relatado, para garantir toda a assistência necessária.

Seguimos firmes no compromisso de fortalecer a saúde de São Mateus do Sul, respeitando os protocolos do SUS e, principalmente, cuidando da nossa população.

Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde

 

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais