Uma moradora da Vila Amaral, que prefere não se identificar, entrou em contato com nossa redação para denunciar a falta de assistência e as condições precárias em que se encontra sua residência. A situação envolve a recusa de atendimento prioritário por parte do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), problemas estruturais nas portas de sua casa e questões relacionadas às valetas próximas à sua propriedade.
Segundo a moradora, ela procurou o CRAS em busca de auxílio para a substituição de portas danificadas em sua casa, uma necessidade urgente devido à exposição a animais e condições climáticas. No entanto, foi informada de que seria a última pessoa a ser atendida, alegadamente por morar sozinha, sendo que idosos, crianças e deficientes eram priorizados.
A situação se agrava pelo fato de a moradora ter uma cirurgia marcada para o dia primeiro de dezembro em seu olho. Ela relata que as portas fornecidas anteriormente não resolveram o problema, resultando em danos a seus pertences, incluindo colchões, cama e outros móveis. Além disso, a falta de resposta adequada do CRAS a levou a improvisar soluções para poder habitar sua residência.
A denunciante também alerta para um problema ambiental em seu entorno, relacionado a valetas próximas, aparentemente ligadas à Petrobras. Ela alega que essas valetas estão causando danos à sua casa há anos, sem solução efetiva por parte da empresa. A água acumulada estaria comprometendo a estrutura de sua residência e gerando odores desagradáveis constantes.
A moradora ainda ressalta a falta de equipamentos de proteção fornecidos pela assistência social, como luvas, para lidar com os problemas em sua casa. Ela enfrenta dificuldades financeiras para adquirir esses itens devido aos custos de seus medicamentos, especialmente aqueles necessários para sua cirurgia ocular.
Ao final de seu relato, a moradora expressa desânimo com a situação, menciona suas tentativas anteriores de buscar auxílio e menciona a possibilidade de recorrer à promotoria de justiça caso sua situação não seja atendida de maneira adequada. “Eu já estou cansada, eu contribuo e pago meus impostos, preciso de ajuda”, disse.
O Portal 97 entrou em contato com a secretaria de Assistência Social do Município que emitiu uma nota sobre o caso, confira:
Resposta da Prefeitura:
“Essa senhora já é atendida pelo CRAS e sempre recebeu e recebe vários benefícios com cesta básica, Vale Real Mate que são as verduras e ela tb foi atendida como todas as pessoas que foram atingidas com as enchentes com produtos de limpeza, higiene e alimentos, com tudo, e hoje ela esteve no Departamento de Habitação de manhã e ela foi atendida, e amanhã ela já vai receber as portas, então não procede as informações que ela passou para a reportagem, porque ela foi atendida em todas as suas demandas.”










Da redação Portal 97
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